Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

1° Dia de trabalho

Posted by Jeison em 4 de outubro de 2010


Bom,

Hoje foi meu primeiro dia de emprego aqui, não efetivamente o primeiro, mas o primeiro como analista de sistemas, que é o que eu sou, mas não efetivamente como analista também, afinal, estarei fazendo um estágio por seis meses, para só depois talvez ser contratado em definitivo.

Para quem não sabia, faz mais de um mês que tenho trabalhado na cozinha de um restaurante na pré-preparação de alimentos que vão para os cozinheiros, é um restaurante grande com três filiais e tem bastante coisa pra se fazer lá, e é bem divertido além de dar uma renda para ajudar a se manter por aqui.

Mas hoje comecei a trabalhar para a prefeitura aqui da cidade do Québec, a principio era para ser como analista, participei de processo seletivo durante dois meses, e na hora H, a mulher do RH disse que só poderiam me contratar como estagiário, pois meu francês ainda não estava tão bom assim, e que se eu fosse bem durante os seis primeiros meses, a vaga seria minha com o salário integral. Aceitei, melhor que nada e já dá pra praticar o francês, e já ganho uma bela duma experiência no mercado de trabalho, o que me facilitará de conseguir um outro emprego caso eles não me contratarem.

Como todo primeiro dia, foi totalmente bizarro (* ver nota) o dia. Cheguei lá um pouco antes da 8:30, horário previsto para começar a trabalhar e a pessoa que deveria me receber não estava. Fui recebido por um senhor bem simpático, se apresentou e foi me mostrando as salas, as pessoas, e quem era quem, atividade que até hoje eu não entendo bem porque existe, afinal, quem é que consegue decorar o nome de umas 20 pessoas em menos de meia hora, e ainda decorar seus cargos e imaginar tudo isso dentro de um organograma que você tenta montar em sua mente ??? Resumindo, conheci muita gente que eu não sei o nome mais e nem o que fazem !!!

Depois disso, ele me apresentou a minha sala, onde eu já tinha um computador, já tinha um ramal, já tinha usuário, senha, email, tudo configurado e funcionando perfeitamente, eu fiquei besta, é a primeira vez que me acontece isso… Normalmente fica-se uns 2 dias sem computador, depois mais uns 2 sem login, e pra instalarem tudo, leva-se mais de uma semana. Hoje até me senti importante !!! kkkk Pra não dizer que estava tudo perfeito, o computador não estava com o Visual Studio instalado (programa que uso no desenvolvimento de softwares), mas logo após o almoço, tudo resolvido…

A coisa que mais estranhei, foi ter que utilizar teclado em francês, é completamente diferente, muito bizarro*, não tem muitos acentos, e o de lá não dá nem para configurar em modo inglês, aqui no note, pelo menos o teclado é bilingue. Outra coisa que estranhei muito foi o Visual Studio em francês, poxa, pelo menos esse software poderia sem em inglês né ?? Mas, enfim…

Após meu almoço que foi muffin de blueberry + maçã, afinal, não sabia como seria o almoço, fiquei meio sem saber o que levar, mas tem dois microondas e geladeira, então dá pra levar comida normal, só tenho que comprar um tupperware marmita… Bom, após o almoço, tive uma reunião de umas duas horas, reunião de equipe para discutir os projetos em andamento, cara, eu já estava sentindo frio na minha sala, mas suportável, e sono, passei a manhã toda lendo arquivos do tipo padrões de programação usados, etc… Na sala de reunião o ar estava tão gelado que comecei até a perder os sentidos nas mãos, e o assunto que os caras estavam falando já não diziam mais respeito ao projeto que estou alocado, ou seja, assunto chato em francês, com piadinhas em francês, o diretor lá, acho que é do interior do Québec, que sotaquezinho difícil de entender, parece um pato falando francês, o pessoal eu entendo uns 80% do que é dito, mas desse diretor, acho que só uns 40%, agora imaginem uma sala com uns seis québecas falando rápido e cada um com um sotaque diferente e fazendo piadinhas e trocadilhos, com um frio de lascar e morrendo de sono, meu nível de compreensão da conversa estava na casa dos 30%, só consegui pescar o assunto e pouca coisa que estava rolando, mas os detalhes, ahahaha, zero %….

Depois da reunião comecei a ver um pouco mais do que será o meu projeto, ainda não consegui formar uma idéia do que será, mas pelo que eu senti das expressões faciais (caretas) que as pessoas faziam quando era anunciado o que eu faria, imagino que a bucha será grande !!!

Amanhã o dia parece que será mais animado, pelo menos acho que vou começar realmente a trabalhar, ou pelo menos a planejar o trabalho. O problema é que o meu coordenador, que está me explicando o que devo fazer está super ocupado, e não tem muito tempo para se dedicar a mim, então o quanto antes eu ganhar um pouco de autonomia, melhor pra todo mundo…

Bom, é isso, adorei o local, as pessoas, todo mundo muito simpático e prestativo, espero que continue assim !!!

Abçs

* Todo primeiro dia é bizarro, mesmo no Brasil, essa coisa de fazer tour pela empresa, ser apresentado, não fazer a mínima idéia de quem é quem, é tudo muito estranho, ficamos totalmente deslocados e sem jeito…

Anúncios

25 Respostas to “1° Dia de trabalho”

  1. Eduardo said

    Força e coragem, tenho certeza que tudo dará certo.

    Abraços.

  2. Parabéns e que Deus continue os iluminando!

    http://ursosnocanada.blogspot.com

  3. Alexei Aguiar said

    Esquenta não que é assim mesmo. Comigo foi do mesmo jeito. Tem que ter paciência para esperar as coisas de normalizarem. Quanto ao teclado, uso esse layout em casa e no trabalho e dá para escrever até em alemão (Straße) e fazer careta [8^þ). A dica é copiar o desenho do layout para o desktop e abri-lo cada vez que tiver dúvidas. Depois de um tempo, vais poder escrever em qualquer idioma sem precisar instalar novos layouts de teclado ou ficar comutando. E escrever em francês nele é mais prático e rápido que o layout abnt.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Keyboard_layout#Canadian_French_.28QUEBEC.29

    • Jeison said

      Pois é, já estou achando mais fácil escrever em francês nele, mas em português, tem sido um parto, pois não consigo colocar til de uma forma fácil… tenho que usar ALT + 198, uma tormenta !!! kkk

  4. Papa & Mama said

    É isso ai Filhão.

    Ficamos contentíssimos, principalmente por você ter adorado.

    Trabalhar em um lugar que gosta, faz toda diferença.

    Sucesso.

    Papa & Mama

  5. Gabriel e Ste said

    aê! esse é só o começo, cara… muita coisa boa vai vir daí!
    todo mundo sabe que as coisas demoram pra acontecer mesmo… mas já estão acontecendo!
    parabéns pela vitória e toda boa sorte pra vcs! 😉
    abração!

    • Jeison said

      Valeu !!! Estou gostando mesmo, muito diferente do que imaginei, por ser governamental achei que seria tudo engessado, mas lá é tudo bem tranquilo e as coisas acontecem bem rápido…

  6. Mariane said

    Parabéns pela conquista! Que bom que todos foram simpáticos com vc., pelo menos sabe que pode pedir um help no caso de alguma dúvida! Vai ser uma ótima experiência que vai acrescentar e muito no seu CV.! Um abração a vc., Su e Rebeca!

  7. Marcinha said

    Ô Jeison!
    E a nota do “bizzaro”? 😛
    Ótimo início! Estou torcendo por todos (inclusive nas experiências culinárias da Su)!!
    BJos!

  8. La Rocque e Silvia said

    Jeison,

    Essa do “parece um pato falando francês”, foi legal demais!!! hahahaha!!!

    Parabéns pelo trabalho, estamos torcendo para que tudo dê certo aí no novo emprego!!!

    Um grande abraço,

    La Rocque e Silvia.

  9. hey jeison,

    parabéns pela conquista!! estamos felizes por vc=D
    uma linda semana pra vcs.

  10. Viviane e Andre said

    Jeison,

    Parabéns pela conquista!

    Sucesso é uma consequência para aqueles que buscam o que querem.

    Abç

    Viviane

  11. […] inicialmente fora da sua área, como é o caso do Jeison do Su & Je que conta essa história aqui. Neste post ele mostra o quanto é importante a intimidade com idioma para conseguir boas […]

  12. said

    Parabéns! Acompanho o blog de vocês há algum tempo e estou torcendo para tudo dar certo! Não vejo a hora de estar aí também!!! 😉
    Eu também sou de TI e trabalho com desenvolvimento e gostaria de um conselho seu Jeison. Se você puder me passar seu e-mail, me adicionar no msn (ou qualquer outro meio que você ache melhor para conversarmos) eu agradeço imensamente!

    Abraços e tudo de bom para você e as duas fofas!

    • Jeison said

      Nossa, quase dois meses de atraso, mas segue a resposta !!! kkk

      Sim, claro que pode entrar em contato conosco, o que estiver a nosso alcance, ajudaremos sim…

      Fico aguardando seu contato por e-mail então.

      Abçs
      Jeison Souza

  13. Caraca, rimos muito do cara de pato e sobre as caretas significando a bucha que vai ser o trabalho……..
    Estamos começando no processo e seu blog é muito legal mesmo…..
    Tudo de bom pra vcs….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: