Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

Saúde no Québec deixará de ser gratuita

Posted by Jeison em 7 de abril de 2010


Como noticiado em diversos blogs, segue a notícia:

Raymond Bouchand Ministro das Finanças do Quebec, Raymond Bachand. Foto: Reprodução/Metro

Hoje é primeiro de abril, mas a notícia é verdadeira. Esta semana, o ministro das Finanças do Quebec, Raymond Bachand, anunciou o plano orçamentário para o período de 2010 a 2011 e o serviço de saúde será afetado – e principalmente sentido no bolso dos contribuintes -, já a partir do próximo 1 de julho.

“A medida de contribuição geral para a saúde”, como foi chamada, deve custar a cada adulto CAD$50 este ano, CAD$100 em 2011 e CAD$200 no ano de 2012. O pagamento será feito a partir da declaração do imposto de renda, ou seja, a primeira parte será paga em 2011 ao fazer a declaração referente a 2010. Mas há exeções. Uma pessoa que mora só e que recebe até CAD$14.040,00 por ano e um casal com mais de um filho e que tenham um rendimento anual de no máximo CAD$28.595,00 estão isentos dessa taxa.

O motivo da criação da “tarifa” é a busca do equiíbrio dos cofres públicos até 2014 e a melhoria do serviço prestado nessa área. Vamos ver se isso vai realmente acontecer… Ainda está se discutindo se a cada consulta médica o paciente deverá pagar CAD$25, mas que os custos totais ao longo do ano não passem de 1% da renda de uma pessoa.

Como não poderia deixar de ser, a população está revoltada e fazendo manifestações contra a nova medida e a oposição ao governo de Jean Charest contesta os valores, solicitando ao menos uma flexibilização quanto os valores a serem pagos de acordo com a renda de cada um.

Muita água vai rolar ainda…

fonte: site O Globo

Anúncios

2 Respostas to “Saúde no Québec deixará de ser gratuita”

  1. Marcinha said

    Bom…se esses valores realmente forem cobrados, as chances desse dinheiro realmente ser aplicado em melhorias no sistema de saúde COM CERTEZA é muito maior do que a CPMF que pagamos durantes anos.

    É esperar para ver. )

  2. Não vejo essa iniciativa como algo negativo… Como diz a matéria, a intenção é “a busca do equiíbrio dos cofres públicos e a melhoria do serviço prestado nessa área” … Quando eu li o enunciado do post eu tomei um susto!! hahahaa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: