Saúde no Québec deixará de ser gratuita
Posted by Jeison em 7 de abril de 2010
Como noticiado em diversos blogs, segue a notícia:
Ministro das Finanças do Quebec, Raymond Bachand. Foto: Reprodução/Metro
Hoje é primeiro de abril, mas a notícia é verdadeira. Esta semana, o ministro das Finanças do Quebec, Raymond Bachand, anunciou o plano orçamentário para o período de 2010 a 2011 e o serviço de saúde será afetado – e principalmente sentido no bolso dos contribuintes -, já a partir do próximo 1 de julho.
“A medida de contribuição geral para a saúde”, como foi chamada, deve custar a cada adulto CAD$50 este ano, CAD$100 em 2011 e CAD$200 no ano de 2012. O pagamento será feito a partir da declaração do imposto de renda, ou seja, a primeira parte será paga em 2011 ao fazer a declaração referente a 2010. Mas há exeções. Uma pessoa que mora só e que recebe até CAD$14.040,00 por ano e um casal com mais de um filho e que tenham um rendimento anual de no máximo CAD$28.595,00 estão isentos dessa taxa.
O motivo da criação da “tarifa” é a busca do equiíbrio dos cofres públicos até 2014 e a melhoria do serviço prestado nessa área. Vamos ver se isso vai realmente acontecer… Ainda está se discutindo se a cada consulta médica o paciente deverá pagar CAD$25, mas que os custos totais ao longo do ano não passem de 1% da renda de uma pessoa.
Como não poderia deixar de ser, a população está revoltada e fazendo manifestações contra a nova medida e a oposição ao governo de Jean Charest contesta os valores, solicitando ao menos uma flexibilização quanto os valores a serem pagos de acordo com a renda de cada um.
Muita água vai rolar ainda…
fonte: site O Globo
Marcinha said
Bom…se esses valores realmente forem cobrados, as chances desse dinheiro realmente ser aplicado em melhorias no sistema de saúde COM CERTEZA é muito maior do que a CPMF que pagamos durantes anos.
É esperar para ver. )
José Valladares said
Não vejo essa iniciativa como algo negativo… Como diz a matéria, a intenção é “a busca do equiíbrio dos cofres públicos e a melhoria do serviço prestado nessa área” … Quando eu li o enunciado do post eu tomei um susto!! hahahaa