Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

La Neige

Posted by Jeison em 19 de dezembro de 2010


Bom meus caros,

Aqui a neve já chegou a algumas semanas, ainda tem muita neve para cair, mas já seu para vermos como ela é bela.

Nós achávamos que congelaríamos aqui, mas estamos nos surpreendendo a cada dia. Com as roupas certas fica muito fácil sair e curtir essa paisagem maravilhosa.

É engraçado como o nosso corpo se acostuma, no começo, -1 graus era bem frio e colocávamos várias camadas de roupa, hoje, quando está -5, penso: Ah, só -5, tranquilo, posso colocar só um jeans e o casaco, mas quando está -12, ops, colocar várias camadas de roupa, segunda calça, blusa por baixo do casaco, etc…. Até a Susana que era super friorenta no Brasil, aqui ela está super bem adaptada, e todos nós adoramos sair na rua pra passear, mesmo quando está com temperaturas bem negativas.

A neve nem sempre é branquinha como pensamos, ela vai ficando marrom nas ruas de tanto pegar a sujeira dos carros e por causa do sal com areia que eles jogam nas ruas para melhorar a aderencia. No dia que cai a tempestade de neve, fica tudo lindo, parecendo um cenário de filme, doi até as vistas de tão branco que fica as coisas, mas logo essa paisagem fica com uma lama marrom nas ruas… Mas mesmo assim, a paisagem continua linda.

Dirigir na neve, é como dirigir na lama ou na areia fofa, você tem uma certa aderência, mas escorrega muito, tem que tomar muito cuidado nas curvas e nas freadas, e maneirar muito na velocidade!! O problema mesmo é dirigir no gelo, onde a aderência é zero (zero mesmo), o carro fica totalmente fora de controle, não há realmente nada que você possa fazer.

Aqui os caminhões passam, tiram a neve, jogam sal, raspam o asfalto, mas mesmo assim, tem muito gelo na rua. Conforme os carros andam, a neve cai nos carros, e derrete, pois os carros estão quentes, quando os carros param nos cruzametos, a agua pinga no chão e vai fazendo pocinhas que congelam depois, e ai quando você vem para parar no cruzamento, pega várias dessas poças de gelo que realmente impossibilitaram-me de parar no lugar certo por várias vezes nessa ultima semana, graças a Deus, nada aconteceu, mas poderia ter dado uma bela dor de cabeça.  Normalmente isso acontece nos cruzamentos com pouco movimento, nas avenidas principais o asfalto é bem limpo.

Nos pneus existem um buracos para a colocação de “crampon” ou “stud”  em inglês. São pinos de tungstênio que ficam como cravos para quebrarem essa camada de gelo e darem aderência aos pneus. Eles são colocados nesses furos que existem na borracha do pneu e pode ficar na casa dos 100 cravos por pneu. Estou pesquisando para ver se coloco nos meus pneus, pois realmente ainda não aprendi a dirigir aqui. Na neve, moleza, quando tem gelo em baixo da neve, o bixo tá pegando !!!

Andar a pé é moleza, desde que você use um calçado adequado, existem muitas “botas de neve” que realmente não aguentam andar muito tempo em temperaturas frias, pois elas deixam o frio subir pela sola. Nesses casos, ainda é possível comprar uns sachês que geram calor e colocar dentro das botas, perto dos dedos, que é onde gela mais… Ainda não precisei disto, pois minha bota tem dado conta do recado tranquilamente. O meu problema tem sido a boca e o nariz, que congelam muito rapidamente. Por causa do óculos, não estou conseguindo usar o cachecol para cobrir boca e nariz, pois o ar quente embassa o óculos instantaneamente. Ainda não achei solução.

Ainda estamos precisando sair com o objetivo de tirar fotos mais bonitas, mas seguem algumas imagens que já tiramos:

Neve acumulada na mesa da nossa sacada

Nossa rua

O céu está assim, pois era um dia de tempestade, que é como um dia de chuva, com céu fechado, mas temos tido muitos dias de muito sol, mesmo com temperatura na casa dos -20 graus, o sol brilha lindo como sempre.

Outra coisa que aprendemos aqui, dia bonito não é dia quente, o Sol brilha com -20 graus também !! hahahahaha

Esquilos também saem de casa no meio da neve !!!

Rua Petit Champlain

Chateau Frontenac com um pouco de neve

Rio St-Laurent começando a congelar

Rio St-Laurent começando a congelar

Isso é o que acontece quando se pula em um monte de neve fofa.

Assim é como fica o jeans depois de pular na neve.

Anúncios

10 Respostas to “La Neige”

  1. Gabriel e Ste said

    aê Jeison! belo post sobre a neve/frio/gelo!
    abração!

  2. rafinha said

    eh isso ae .. viva a neve 😛

  3. Ruy said

    A neve só tem um problema, as pessoas não recolhem o coco dos cachorros e isso pode (digamos) estragar a foto do anjo de neve. O q tb achei interessante sobre a neve é q nem toda neve serve para fazer bolas de neve pois com o frio a neve é seca e não gruda. Sobre as botas não arrisquei foi o único item que comprei de marca conhecida, se um casaco não esquenta vc poe outro por baixo mas bota não dá, tive problemas com os óculos q embaçam a solução foi procurar na seção de ótica da farmácia um produto anti fog.

    • Jeison said

      Vou dar uma olhada neste anti fog, pois realmente é muito chato usar oculos no inverno…
      Você nao sabe da pior, o nosso amado vizinho, trazia quase todo dia o cachorro dele pra fazer caquinha aqui na frente de nossa varanda !!!

  4. Dart said

    A paisagem é bela, mas sinto frio só de olhar!

    • Jeison said

      Oi Dart,

      Agora que vi que eram vocês !!! Como estão ? Aquela foto no blog de vocês, é o segudo bêbe da familia ?

      Nossa, fazia muito tempo que eu não olhava os comentarios do Blog !!

      Bom, agora que o inverno ja passou, nem é tão frio assim… Estando bem vestido, não tem problema algum !!!

      Bjs

      Jeison

  5. Green said

    Olá Jeison,

    estou meio desesperada, porém feliz também, tínhamos planos de chegar em Québec na primavera de 2013, mas conseguimos uma proposta e chegaremos agora no meio do inverno, não sei o que fazer com relação à roupa, principalmente a bota, você acha que eu devo comprar uma dessas de montanhismo, prá pelo menos conseguir sair no meio da Rua do aeroporto e depois ir a uma loja comprar uma rs? Falam que tênis nem pensar, pq se molhar congela o pé?!?!
    Bem parece uma dúvida meio idiota, mas como eu nunca peguei um inverno negativo, preciso de sua ajuda rs
    E se por acaso você conhecer alguém que esteja pensando em passar o bail, e que seja um ape legal em Ste-Foy ou Montcalm, por favor me avise!!! Devemos estar chegando em Janeiro..
    Obrigada

    • Jeison said

      Olha Green,

      Se voc tiver um calado impermeavel, ja resolve, as ruas onde voc vai andar para sair do aeroporto/casa/loja, nao vao estar com montanhas de neve, pois tem o servio de limpeza. Um amigo meu usou uma dessas botas curtas da timberland que ele comprou no Brasil durante todo inverno, e as botas de neve mesmo, so quando iamos ao parques passear, entao, nao se preocupe demais. Se nao tiver casaco de inverno, pode vir com uns 2 moletons e algo impermeavel por cima, como uma blusa de nylon.

      As coisas impermeaveis sao mais para nao deixar entrar o vento. Sem entrar vento, suas roupas normais aguentam um tempo curto na rua, o que suficiente para sair do aeroporto, pegar um taxi, ir na loja, etc… Agora, se for sair pra pegar onibus ou fazer longas caminhadas no exterior, ai sim, melhor se equipar antes.

      Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: