Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

Depois de 1 ano de adaptação…

Posted by Susana em 15 de setembro de 2011


Oie…

Escrevo pouco aqui,mas,agora que estou com tempo…

Depois de 1 ano de adaptação,dá pra fazer um resumo e analisar bem se valeu a pena imigrar!

Tinha parado de escrever,e,vejo muita gente que escreve blog parando tb….é muito difícil vc escrever qualquer coisa a respeito e tem muita gente que lê e interpreta do jeito errado ou vê maldade em tudo,é muito difícil mesmo…

Por exemplo,nosso blog é conhecido por escrever tudo em muitos detalhes,passo a passo,tin tin por tintin…

A gente se expõe e a familia cai em cima,achando que a gente escreve muito e coloca até a nossa intimidade no blog,mas,blog é isso,é a intimidade a façanha das coisas ,pra quem gosta de  ler e é curioso.

Vamos aos fatos…

Imigrar para nós é assim; ter coragem,muita coragem!!!

Acho tb que é preciso criar o desapego,tanto das coisas como da família..quem é muito apegado a família,é muito dependente,não sei se vale a pena o risco, a tentativa!?

Vale o risco de aprender a se virar sozinhos e a tentativa de ser independente e ter vida própria…não quem é muito ligado a família não tenha vida própria mas,sim,ter mais escolhas sem a opinião e sim fazer mais as coisas voluntariamente…

Trabalho e estudo vem com certeza…é só correr atrás!

Nós ,que viemos com criança pequena,que fizemos dívida no cartão no começo,já estamos terminando de pagar e com o tempo,tudo se resolve,tudo se organiza…o que é mais importante e crucial nesta fase de imigraçao ,principalmente de casal,é um apoiar o outro!!!Quem vem sozinho,melhor ainda,pois dorme em qualquer lugar,come qualquer lanche…tudo tem seu lado positivo!;D

Da nossa parte,o que ajudou foi que somos trabalhadores,não tivemos frescuras de começar a trabalhar em restaurante,o que atrapalhou foi a proteção em demasia a nossa filha,se bem que chamo isto de precaução e cautela,já que ,desde o Brasil ouvimos falar que deixar filhos em meio familiar ,não era bom,e,isto me deixou em casa por 6 meses até achar uma escolinha do nosso gosto,mais  a espera pra um curso de francês,mas,qd veio,veio tudo junto…e ,graças a Deus,conseguimos conciliar tudo!

Hoje em dia,não sei se já postei aqui ou se o Jeison já comentou,pois escrevo mais no blog da minha filha Rebecca,http://rebeccaie.wordpress.com/estou afastada do Restaurante que trabalhei,pois aqui é proibido trabalhar grávida em muitos lugares,recebo salário de 15 em 15 dias,e,ganhava por hora..

Já moramos em Subsolo de apartamento,mudamos pra um apt médio e agora,depois da gravidez,seremos em 4…estamos num que considero grande,com 2 quartos!

Aqui vc tem de tudo se quiser…tanto no sentido de comprar,como no sentido de mudar de profissão,tentar algo diferente…

No Cégep…..http://www.cegep-ste-foy.qc.ca/csf4/index.php que fiz a minha francisação mesmo tem muitos cursos oferecidos e tem a Universidade Laval …http://www2.ulaval.ca/que abre muitos caminhos tb..

Aqui vc não pode vir com o pensamento de ficar rico,vc apenas vai melhorar a qualidade de vida,vai ter mais opções de lazer grátis ,incentivo aos estudos…

Outra coisa,não pense que vindo aqui vão acabar com todos os problemas!!!Vc muda de País mas,os problemas vem juntos,são sempre os mesmos…tanto de família,de briga de casal,de tudo!

Tem que ter a cabeça no lugar e ser forte sempre!

Não vá achando porque está num outro lugar que é melhor que os outros,apenas foi um caminho diferente que escolheu e,cada um vive do jeito que achar melhor e isto não significa que o melhor pra vc é o melhor pra outra pessoa,certo?;D

Não espere mudar a pessoa que existe em vc,vc pode melhorar um pouco,mas,sempre será a mesma pessoa…eu,por exemplo,nunca gostei de falar ao telefone,mostrar a minha cara no Skype,não pense que mudando de País,mudei…sou sempre a mesma,com os mesmos defeitos,não esperem que,mudando de lugar,os defeitos desaparecem…do mesmo jeito que respeitamos os defeitos dos outros..assim é a vida!

De resto,tudo vai bem…gravidez tranquila,tirando as varizes que surgiram de monte nesta gravidez,mas,não reclamo,pois estou recebendo dinheiro sem trabalhar,e,tenho a chance de fazer caminhadas ,colocar a perna pra cima,descansar bem!

Aqui até vendo coxinhas pra ganhar um dinheiro extra e já tenho encomenda feita pra Outubro…

Acabei escrevendo um livro…rs

É isso aí,mais perguntas,fiquem à  vontade!;D

ou,sendo algo mais pessoal ,podem mandar no meu email que respondo com o maior prazer!

Abraços!!!

Anúncios

16 Respostas to “Depois de 1 ano de adaptação…”

  1. Marc said

    Susana,

    Obrigado pelo resumo! Esse tipo de reflexão sobre o tempo que passou é muito importante para nós que ainda estamos no Brasil.

  2. juliana said

    Oi Su,
    Mto bom post! Principalmente para pessoas como nós que estamos no meio do processo, ansiosos por ir… sabemos que não será fácil! Mas saber e viver esta dificuldade é diferente.
    Que legal que vc tem uma filhinha, tbém vamos para ville de Quebec com um filho que hoje tem 3 anos e 9 meses… chegará aí com 4 anos e meio! Tbém penso em ter mais um aí… depois de devidamente instalados e empregados!
    Temos um blog, se quiser visitar ( http://www.familiatambosi.blogspot.com )
    Bjs

    • Susana said

      Oi Juliana!
      Prazer…verdade,escrevi este post pois,qd a gente estava no mesmo processo,a gente lia de tudo,e,a maioria,depois de já imigrar parava ou escrevia menos…
      Vou visitar o seu blog sim!;D Obrigada!!!
      E,boa sorte e sucesso no processo!;D
      bj

  3. Silvana said

    Fico muito feliz quando recebo noticias de vocês, pois sempre acompanhei o blog e vi o que vocês escrevem. Realmente com você quando você fala que nada cai do céu independente do País que você esteja. parabéns….

  4. Paula said

    Achei o máximo esse post, foi bem claro e sem enfeitar muito. Um retrato fiel do que é mudar de país. Estou no processo federal agora e por enquanto só na expectativa, enquanto isso acompanho blogs como o de vocês, que acho super úteis e divertidos também.
    Muito sucesso pra vocês nessa nova fase das suas vidas!
    Abraços.

  5. Tania said

    Adorei seu post. Parabens pela gravidez.
    Minhas preocupacoes sao estas tb. Imigrar com familia, somos 4, dinheiro justinho, mas como ainda estamos no processo temos tempo de melhorar algumas coisinhas….
    Mas acredito que estamos no caminho correto. Buscando uma qualidade de vida que compensa as perdas da estabilidade que conquistamos no BR.
    Enfim, coragem e determinacao sao nossos aliados.
    Abcsss,
    sagacanadense@blogger.com

    • Susana said

      Obrigada Tania!
      A gente ficou com o coração apertado,mas,vivendo mal,mesmo ganhando bem no Brasil não dá,aqui vc pode andar com un Notebook na rua,andar de patins nos parques,as crianças correm e brincam à vontade,os estudos aqui são ótimos e de muita qualidade.
      A gente fica longe da família,mas,com Skype,Facebook e tantas redes socias,que nem dá tempo de sentir saudades…falo mais aqui com a minha família,do que quando estava na mesma casa…rs
      Vai dar tudo certo Tania…com certeza,fizeram a melhor escolha!;D
      Boa sorte!!!!
      bj

  6. Daniela said

    Oláaaaa! Vc não me conhece, mas nossa família já conhece vcs…rsrs Este é o risco de ter blog, vira meio celebridade…rsrrss
    Brincadeiras a parte, saiba que o blog de vcs têm nos ajudado muuuuito!!! E exatamente por ser bem detalhado é um dos poucos blogs que consultamos quase que diariamente, consultamos também o da família schultz). Fiquem com Deus! Abs

    • Susana said

      Que legal Daniela,fico feliz que o nosso blog ajude!;D
      Aqui,temos conhecido muita gente legal e feliz com a imigração,é muito raro ver gente infeliz aqui,principalmente porque aqui é tudo tranquilo,lindo e até os mais estressadinhos ficam calminhos,calminhos…
      Está cada dia mais comum ver novos Brasileiros por aqui,até em Supermercado…acredita,que um dia fomos chamados pelos nomes,dia destes ,e,confesso que me senti uma Celebridade mesmo!rs
      Nos perguntou se éramos Su e Je do blog,e,perguntou aonde era a sessão da farinha de rosca,se estávamos felizes aqui e tal…
      Muito bacana isso!;D
      beijo

  7. Daniela said

    Ah meus parabéns pela Brigitte, viu!? Estamos indo o ano q vem, se vc quiser que levemos alguma coisinha é só avisar! Agora eu vou encomendar seus salgados, pode ter certeza disso! rsrss

  8. Luciana Rivas said

    Su, miito bom o post realmente eh miita coragem eu qur o diga mas com o tempo tudo vai se organizando e tomando seu curso normal! Tenho tbm a mesma preocupacao que vc qto ao quesito filhos mas acredito que vou conseguir uma garderie para colocar a minha bebe que tem 13 meses.
    Felicidades na sua gravidez!!!
    Abs, Luciana Rivas e familia

    • Susana said

      Oi Luciana!
      Obrigada por comentar…
      …realmente…muita coragem e,pensamento positivo sempre!;D
      13 meses?Que legal,qd a minha primeira filha começou a andar..1 ano e 21 dias!
      Garderie é um grande desafio,mas,depois..tudo se ajeita,e se transforma em coisa boa!!!
      O importante é estarem sempre juntos e sempre com muita alegria..família é sempre um do lado do outro,mesmo,que às vezes ,o melhor,é garderie,pois os ensinam coisas que a gente como mãe é mole,a escola dá disciplina e rotina,coisas que eles precisam e evoluem!!!Tanto a mãe como a filha..
      beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: