Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

O lado ruim do Canadá…

Posted by Susana em 10 de novembro de 2011


Oi amigos!

Todos sabem que eu só gosto de ver somente o lado bom das coisas. Mas, a pedidos, e, como todo lado bom tem o outro lado, vamos esclarecer algumas coisitas, mas, deixo claro que eu mesma não ligo para este lado, só está sendo escrito pois sou uma pessoa que não sabe negar e atendo, ou melhor, tento atender as dúvidas…

kkkk

Nem vai parecer que sou eu escrevendo… só vou citar as coisas ruins!!!! Afff

😦

Para começar, a gente nem começa a falar ou até comentar a palavra Canadá!!! A família, os amigos, e até o pessoal do trabalho já estranha, fala que vamos entrar numa fria, a família acha que estamos enlouquecendo, perdendo o juízo… mas você não ganha já bem??????? Ou é mentira???? Tá fugindo do quê???? Vai sair do País? Por Quê????????

O porquê de tudo você explica, você se expõe, e o processo demora 1 ano, e é 1 ano você escutando o povo: você vai mesmo???? Não foi ainda????? Ah, então era verdade mesmo!!!!!! 😮

Daí você finalmente chega nas Terras Geladas, e já no primeiro contato as pessoas vem sempre as mesmas perguntas…. já tá trabalhando???? Mesmo no dia em que você chega tem alguém que já te pergunta: Já viu emprego???????? Faz muito frio aí????

Além disso, se você não liga ou se você está ocupado, atarefado, te mandam um monte de mensagens desesperadoras achando que a gente tá deprimido, ou está doente ou está se escondendo!!!! 😦

O primeiro ano de adaptação é terrível, principalmente para com à família, que nos cobra muito à dar informações que as vezes nem mesmo a gente sabe, tem que fornecer os próximos passos e a mantê-los calmos, é fogo, viu!!!!!!!

E os amigos?????

A gente faz amizades com o pessoal que está imigrando também, que está no mesmo barco, na mesma situação, com os mesmos problemas, e chega aqui, tem gente que se transforma, cai a máscara, você vê que só ficou junto por interesse, depois que já imigrou dá as costas e acha que não tem que ficar com amizade com Brasileiro, acha que é superior ou então é cabeça fraca que vai na opinião das outras pessoas e se deixa levar… é como uma pessoa que muda de religião ou time de futebol, não tem personalidade… daí passa um tempo, essa pessoa vê que era só boato, mau entendido, e fica com aquela cara de paisagem…. puxa vida!!! Eles estão lá, cheio de amigos, e eu achando que era atraso de vida!?

A vida é assim mesmo, imigrando ou não, sempre tem gente que faz e te julga sem ao menos dar a chance de te  conhecer… voltando… aqui você escuta que a parte inglesa é a melhor, e de lá com certeza existem pessoas que devem  falar que a francesa é bem melhor!!!

O que é melhor afinal???????

Todos que me mandam e-mail, me questionam, por quê Quebec? E porquê Montreal???? Por que não Toronto ou Ottawa????

Cada um cada um…o que é melhor pra mim não significa que será melhor pra outra pessoa!!! Tem gente que ama Montreal e tem gente que odeia, gosto é gosto.

Hummm difícil pra eu escrever o lado ruim, mas estou me esforçando…

Lado ruim da educação forte canadense… você que vem de origem latina e é acostumado a abraçar, beijar, dar todo o carinho, aqui eles são mais frios, a gente conversa e tem a mania de pegar, encostar…. aqui não!!!!!

Sábado, a Rebecca foi no aniversário da amiguinha da escolinha dela, no convite já começa a diferença!!! Vem escrito o horário que começa e pasmem, o horário que termina… e vem escrito também: Rebecca sozinha, ou acompanhada ou do pai OU da mãe!!!! Quer dizer, só um dos dois, a família toda nãooooo!!!!!! 😦

Tudo bem, vamos lá…. chegando lá, os pais já perguntam logo na porta, vai deixar ou vai ficar??????? Pedem o número do telefone, e…, bom, é das 10 às 13…. buscamos nossa filha à 1 em ponto, e já vejo a mãe da menina na janela, esperando os pais dos convidados… sem contar que aqui você não vê brigadeiro, beijinho, bala de coco, etc… aqui nas festas eles servem cenourinhas como se fossem os salgadinhos!!!! 😦

Ah,e o povo daqui é muito alérgico!!!!! Nunca ouvi falar tanto de alergia como aqui! É impressionante…. alergia de nozes, de leite, de carne, de ovo, de fruta, de tudooooooo!!!

Lado ruim, lado ruim, deixa eu mentalizarrrrr… ah, as lojas fecham cedo aqui, são poucas as coisas que funcionam até às 2 da manhã… a maioria das pessoas sai do emprego às 5 da tarde, e no máximo as 7 ou 8 horas já tá tudo fechando, inclusive as farmácias, por isso você tem que deixar comprado, principalmente para quem tem criança, um estoquezinho de remédios ou pedir emprestado, pois fecha mesmo, e aqui não tem jeitinho brasileiro para nada!!!! O que não pode, não pode e ponto final!!

No inverno, tem que trocar os pneus do carro, colocar pneus apropriados pra neve, gelo… se vc não tem garagem interna, você tem que acordar mais cedo, tirar a neve do carro, tirar neve da sua entrada, e existe multa pra quem não o faz!

Telefone aqui você paga pra receber ligação, ou seja, não é só quem liga que paga, quem recebe também paga!!!!!

Acho que já escrevi muita coisa ruim!!!! Chega…

Este lado sombrio não deve afetar mas sim esclarecer… afinal, só escrevi para explicar que aqui também não é nenhum mundo cor de rosa em que tudo é belo e só existem coisas boas, este post é pra você que quer imigrar ver que como tudo na vida, existe seu lado bom, e as coisas ruins também.

O que cada um deve analisar é o que pesa mais, se são as coisas boas e as coisas que não vão sentir falta ou acostumar, ou arrumar as desculpas, pois quem quer vai lá e faz, quem não quer vir, arruma desculpa!!!!!

O lado ruim do Canadá é você ter que ficar explicando as coisas boas e os outros ficam desacreditados ou parecem que ficam esperando acontecer as coisas ruins pra achar que a gente fez a coisa errada, que fez loucura, mas mesmo errando ou acertando…a vida é a gente que faz!!!! Afinal, somos nós que pagamos as  nossas contas, se viajamos, é a gente que pagou as nossas passagens… o lado ruim do Canadá para  mim são só as pessoas que não torcem pela nossa felicidade, que criticam as coisas sem perguntar se o importante é a gente estar feliz… se aqueles amigos que se afastaram, são eles que estão perdendo… o lado ruim do Canadá eu deixo somente para as pessoas que só veêm o lado negativo das coisas, as críticas…

Eu estou feliz aqui, o Je está feliz aqui, a Rebecca já pediu para a neve vir logo! Está feliz também. A Brigitte vai nascer numa família feliz!

Alguém já parou pra perguntar isto???????

Quase mil palavras e a resposta está no coração de cada um.

Egoísmo, controle, pressão e sufoco??????

Chega de ver o lado ruim… vamos é ser feliz!!!!

A vida é tão curta. Só peço a Deus saúde e força, pois se a gente só ver o lado ruim das coisas, nem vive direito, só fica lamentando, reclamando, criticando…

😦

Anúncios

43 Respostas to “O lado ruim do Canadá…”

  1. Fatima Angelica irmã da Claudia said

    Parabens pela coragem de dizer as verdades, mudar não é simples, mas é bom, afinal demonstra coragem e desapego
    Parabens,não costumo escrever emblog, mas seguimeu impulso
    Como se diz, ” q tenha uma Boa Hora”

    • Susana said

      Oi Fátima!!!
      Obrigada por comentar… 🙂
      Verdade,tive que ter muita coragem,pois ver o lado ruim não é fácil,ou mehor,se expor…
      Obrigada por desejar tb uma boa hora!!! 🙂
      beijooooooooo

  2. Solange Ferreira said

    Oi Su,

    Primeiramente: ESTOU COM SAUDADES!
    Vindo de você minha amiga, não espera coisa diferente: atitude e coragem… parabéns!
    Beijos, desejo uma excelente hora!!! Que Deus abençoe e esteja contigo e sua família

  3. Paula said

    Gente, adorei esse post, tá de parabéns!! O importante é ser feliz e que a inveja, ciúmes ou desacreditados da vida fiquem no cantinho deles. Super apoiado! Que sejam muito felizes mesmo e tudo de bom pra filhinha que vai nascer!
    Beijos

  4. Soh nao gostei das cenourinhas..o resto eu encaro sorrindo….
    Espero encontrá-los quando chegar ai…
    tudo de bom e sucesso sempre….O blog eh muito massa!

    • Susana said

      Oi André!!!
      Obrigada por comentar!
      Incrível é vc ver as pessoas até nos ônibus comendo cenourinhas em saquinhos como se fossem salgadinhos mesmo!
      Mas,tem pessoas que comem outras coisas,como a gente tb! 🙂
      Boa Sorte aí e tomara que a gente se encontre mesmo!:D
      beijooo

  5. Carolina said

    adorei o post!

  6. Mauricio said

    Susana , você não imagina o bem que você nos fez, nós estamos finalizando o processo e sentimos muito essa questão das pessoas perguntando coisas do tipo “quando voltam ?”, “e já compraram as passagens de volta ?” , daí vce fala que é residência PERMANENTE e as pessoas te olham daquele jeito “hmmmmm, tá bom , ok”.

    Ainda tem aqueles que questionam a nossa escolha, para esses gostaríamos de dizer “pra mim não está bom por aqui, gostaria muito, mas muito mesmo que estivesse, mas não está”, ou seja, só queremos buscar a nossa felicidade, e vimos isso como algo desconexo de “enriquecer”, mas acho que isso causa certa confusão em outras pessoas.

    obrigado mesmo
    um grande abraço a todos por aí

    Mauricio e Rosi

    • Susana said

      Oi Mauricio e Rose!!! 🙂
      Puxa vida!!!Verdade,bem lembrado esta questão de voltar,nos perguntaram isso tb…rs
      Tem gente que nem sabe o que é residente permanente…e,acham que a gente ,não vai gostar,vai voltar em menos de 1 ano,é difícil,mas,como dizia o marido,Je,deixa entrar por um ouvido e sair pelo outro…rs
      O importante é o casal estar com o mesmo pensamento,os mesmos ideais,unidos sempre,não importa qual a situação!;D
      E,verão que a medida tomada foi a melhor escolha..:)
      Só o tempo e a alegria estampada em nossos rostos provarão isso!!!!
      Boa Sorte no processo e sejam felizes tb!!!!!
      beijooooo

  7. Monique said

    Su, simplesmente ADOREI o seu post!!!
    O Canada não é perfeito.. não existe lugar perfeito. Só o céu mesmo.
    Eu estou vivendo algo bem parecido… e olha que nem imigrei ainda. Mas essa agonia de mais de um ano (que estou esperando o visa ficar pronto) é bem desgastante. Familia questionando nossos motivos, amigos perguntando pq estamos aqui ainda… questionando o fato da gente largar tudo aqui e nao ter nada concreto aí…enfim.. muitas perguntas e a gente tendo que ficar explicando.. é bem complicado…
    A gente sempre tem que ver o lado bom das coisas… e sobre a sua listagem de coisas negativas do Canada.. sinceramente a unica coisa que me preocupou foram as cenourinhas….rs
    Espero um dia ter oportunidade de comer um de seus deliciosos doces que me dão agua na boca quando vc posta no facebook… ;p
    Lhe desejo muita saude, paz e forças. Que a Brigitte nasça cheia de saude e te dê muito mais alegrias!
    Que o Senhor lhe abençoe

    Abraços
    Monique Caetano

    • Susana said

      Nossa Monique!!!! 🙂
      Fiquei encantada com o seu comentário!!!!Obrigada !!!!
      Que ótimo que foram só as cenourinhas…hihihii
      Que legal tb que só falta o visa!!!! 🙂
      Logo,logo,estará por aqui,e,mais ainda vai estar aqui em casa,lembrando deste dia,comendo as coisas que faço!!!!!:D
      Tudo passa,e isso vai passar …
      Não tenho medo de nada do que escrevo..são fatos!!!!!
      E será fato tb que vc vai vir para cá e vai vencer em muitas coisas,até na cenourinha!!!!!rs
      Que venha logo este Visa…
      …bem abençoado e bem vinda por aqui,viu!!!!! 🙂
      beijoooooooo

  8. Gabriel Cavalheiro said

    oi Su… achei super legal o desabafo… vc disse tudo o que muita gente fica escondendo… 😉
    realmente, ter que ficar explicando é um pé no saco… ahahah
    muito legal! bjo!

    • Susana said

      Oi Gabriel!!!! 🙂
      Verdade,tinha muita coisa engasgada…rs
      Agora eu tenho um post negativo,pois muitos reclamam que eu trago muita gente para cá,num Mundo Cor de Rosa que faço!?
      Como se isso impedisse alguém de vir…rs
      Mas,tá valendo…
      Obrigada por comentar…
      beijoooooo

  9. Fernanda said

    Muito bom, adorei!!! Um amigo da minha mae veio com um papo que o amigo dele que era engenheiro no Brasil e a esposa veterinaria vieram pra ca e ele virou arquivador de plantas e ela dava banho em gato e cachorro. Ele me perguntou e assim mesmo? EU disse olha conheco engenheiro, arquiteto, dentista, quimico, administradores, enfermeiros, fisioterapeutas e muitos outros profissionais imigrantes que dependem de autorizacao da ordem trabalham na area aqui !!! Nao e facil, mas e posssivel, assim que penso. Ah fico indignada com quem vibra com as decepcoes dos outros.

    • Susana said

      Oi Fernanda!
      Verdade,o pessoal gosta mesmo é de julgar,tirar sarro e o preconceito está entre nós mesmos,pois aqui,os Canadenses não vivem de aparência,status ou bonitezas como no Brasil!?
      Eu sou da seguinte opinião,o importante é trabalhar,colocar dinheiro dentro de casa,vergonha????Eu tenho é vergonha de gente que tem preconceito e vive se escondendo das pessoas para não dizer que trabalha em restaurante,sub-emprego,pagando as contas,se virando como pode já é super importante,e,quem vive de aparencias,sempre tem que estar mostrando algo novo,sendo que ,o mais importante de imigrar é viver bem…
      …com o tempo tudo se encaixa e melhora…o imporante é não parar no tempo ou perder tempo só olhando os erros dos outros,isso sim é decepcionante..:(
      Obrigada por comentar!!!! 🙂
      beijooo

  10. Ué, vcs voltaram pra Montreal? Achei que estavam em Quebec…

  11. Jeferson José dos Santos said

    Por favor ajude-nos a morar ai!!!!!

    Atenciosamente,,,

    Familia Santos.

    • Susana said

      Oi Jeferson!!!
      Ajudo sim…já entrou com o processo?
      Entregou seu Dossiê?
      Para te ajudar é preciso que vc se ajude um pouco tb!;D
      NO comecinho do nosso blog,ajuda passo a passo tudo o que vc tem que correr atrás e todos os documentos necessários…
      beijoooo

  12. Su e Jê. Há muito tempo venho lendo o blog de vocês. Aliás, nós dois, eu e minha esposa Luisa. Mesmo sem ter me apresentado formalmente.
    Em primeiro lugar, acho vocês muito corajosos e que não conseguem dar muita atenção aos obstáculos que aparecem na frente de um imigrante. Vocês atropelam sem dar muita importância! Isso é muito importante pra quem quer imigrar.
    Os pontos negativos que vocês relataram, quando postos em uma balança, não fazem nem cosquinhas nos pontos negativos que temos no nosso Brasil.
    Tive em Ville de Quebec no verão e fiquei encantado com a cidade. Estamos apenas esperando o visto para confirmarmos nossa ida em dezembro para passar o reveillon.
    Desejo felicidades a vocês e vou continuar lendo este blog que só me faz ter mais certeza que quero imigrar para o Canadá com minha família.
    Abs, e felicidades.

    Carlos.

  13. Raquel said

    Nossa o seu post foi perfeito! Hoje fui um dia muito duro prá mim. Comecei a contar pro resto da família, e minha avó teve uma crise, fiquei morrendo de pena, mas os outros familiares como tios etc, se encaixam no que vc disse, parecem que torcem contra sabe, é muito difícil, chega beirar o egoísmo, parecem que só olham prá eles, no sentido vão sentir minha falta, ok, eu também irei, mas amor não é isso, amor é torcer pela felicidade do outro, e não só quando te convém.
    Ler isso hj, me deu um animo que eu estava precisando, no sentido de SEMPRE, terão pessoas assim, que parecem não torcer por nossa felicidade, então quanto a isso só tenho que me fortalecer psicologicamente, ser forte, e lutar pela MINHA felicidade, pois ninguém mais irá correr atrás por mim.

  14. Raquel said

    Nossa o seu post foi perfeito! Hoje foi um dia muito duro prá mim. Comecei a contar pro resto da família, e minha avó teve uma crise, fiquei morrendo de pena, mas os outros familiares como tios etc, se encaixam no que vc disse, parecem que torcem contra sabe, é muito difícil, chega beirar o egoísmo, parecem que só olham prá eles, no sentido vão sentir minha falta, ok, eu também irei, mas amor não é isso, amor é torcer pela felicidade do outro, e não só quando te convém.
    Ler isso hj, me deu um animo que eu estava precisando, no sentido de SEMPRE, terão pessoas assim, que parecem não torcer por nossa felicidade, então quanto a isso só tenho que me fortalecer psicologicamente, ser forte, e lutar pela MINHA felicidade, pois ninguém mais irá correr atrás por mim.

    • Susana said

      Oi Raquel!
      Que bom que o post te deu ânimo… 🙂
      Espero que vc consiga atingir todos os seus objetivos e,não desanime jamais…pois a melhor coisa da vida é se sentir bem,e as pessoas que realmente se importam e gostam de vc,ficarão orgulhosas e felizes tb!;D
      Paciência,sorte,e muito pensamento positivo lhe ajudão muito nesta fase!!! 🙂
      beijoooo

  15. Wanderliza said

    A unica coisa que posso dizer ‘e que eu sou fã de vocês !
    indiretamente vocês nos deram um rumo e coragem e isso não tem preço, por isso que mesmo sem conhece-lo pessoalmente tenho um carinho muito especial por todos 🙂

    Parabéns pelo post e … ainda bem que vocês otimistas !

    grande abraco
    wanda

    • Susana said

      Oi Wanda! 🙂
      Que legal…obrigada por ser nossa fã…
      Otimismo sempre!!!!Verdade…
      A vida da gente é uma só,temos que aproveitá-la ao máximo!!!Com coisas boas,pessoas boas e com muito alto astral ,todos vão longe e sorrindo…:)
      beijooooooooooooo

  16. Gostei muito do post, para quem ainda está pôr aqui (nosso caso) é muito bom saber o lado bom e também o ruim, estamos muito felizes por vocês e torcendo muito.. Esperamos ter o mesmo sucesso… Parabéns !

  17. Bia Maria said

    Olá Susana!!
    Cheguei hoje no teu blog e amei teu post, viu? Vejo a hora de poder ler os posts antigos e saber um pouco mais da história de vcs.
    Marido e eu temos os vistos e vamos ano que vem para Calgary- AB.
    Forte abraço e tudo de bom e melhor para sua família!
    Bjs de LuzZ!

    • Susana said

      Oi Bia Maria!! 🙂
      Obrigada por comentar…
      Que maravilha que estão com os vistos!Parabéns…
      Espero que venham logo e entre em contato com a gente…é sempre bom conhecer gente nova ! 🙂
      Boa sorte e muita Luz pra vcs tb!!!!
      beijooooo

  18. Andrea said

    Ola Suzana, parabens pelo post, acho que vc escreveu bem sobre a parte ruim daqui, esclarecendo que o Canada nao eh um mar de rosas.Eu tb moro em Montreal e estou muito feliz em morar aqui, encontrei a paz e a qualidade de vida que eu queria.
    bjs
    Andrea*

    • Susana said

      Oi Andrea!
      Obrigada por comentar…
      Que legal que gostou do post!;D
      Também gostei muito de morar em Montreal e,espero voltar a morar lá…sempre que pudemos vamos passar o fim de semana aí.
      beijo

  19. lavamosaoquebec said

    É, não tem melhor momento para este post q agora com este tempo sombrio, chuvoso e q escurece as 4:30, q é de dar nos nervos.
    Ve-se q vc esta otimista, falar mal daqui é facil cabe em um post, falar mal do Brasil é pior.
    1 exemplo; Tipo, qnd voltamos ao Brasil temos q agendar encontro com os amigos, a conversa é assim: (o “amigo” diz) “oi, ja esta trabalhando, tá muito frio? Te ligo pra marcar um encontro.” …e a gente sentindo tanta falta deles.
    Falta no Brasil a noção de felicidade e realização, Brasil é um pais extrativista extrai-se da terra e do seu povo, o patrao extrai da domestica, logo é feliz. É dificil entender q aqui tem gente feliz lavando louça e gente infeliz com casa propria, q só pensa no dia da volta ao Brasil, casal q não se adapta à falta da doméstica.
    Aqui é dificil entender a lingua, é dificil entender qnd dizem q ta bom mas acham q ta +/- (e outras coisinhas), mas vivemos uma vida de descobrimentos todos os dias e este tambem é um dos motivos para virmos para Montreal aqui temos duas linguas para descobrir.

    • Susana said

      Oi Ruy!
      Obrigada por comentar…
      Realmente tem muita coisa difícil,tanto no Brasil como em Montreal,o que precisamos colocar na balança,o que mais é importante,se é os amigos e parentes no Brasil ou…escurecer cedo aqui e decobrir a Língua!?
      Eu escolhi o Canadá,pois ,principalmente quem tem filhos,pra mim foi surpreendentemente melhor…a educação aqui é incrivel mesmo!Eu morei 2 meses em Montreal e nao vejo a hora de voltar,aqui(Québec),eu melhorei o meu francês e em Montreal vc tem a oportunidade de melhorar ou aprender melhor o Inglês…:)
      Não desanime nem fique nervoso…tudo isto é um teste pra vc se sentir fortalecido na frente…valerá muito a pena!!!Dias melhores com certeza virão!!!
      Boa Sorte!!!!

  20. Drika said

    Mas vc é um absurdo mesmo ahahahaha!!!! Tb detesto falar mal das coisas, e vc…. se esforçou, se esforçou e acabou falando o lado bom de tudo q vc deveria ter falado mal ahahaha! Su, o problema é q as pessoas ao se depararem com algo ruim, em vez de tentar sair, mudar, melhorar….. param, julgam e reclamam em vez de resolver! Façamos nós a nossa parte, como vc disse, vcs são uma familia feliz, isso q importa, se os parentes e “amigos” ficam procurando pêlo em ovo, deixa pra lá….. infelizmente a vida é essa!!!!! SAUDADEEEE! Bju gigante, amamos vcs!!!

    • Susana said

      kkkkkk
      Falei bem??????
      Puxa vida Drika,somos bem parecidas,vejo isto qd leio o seu blog e dou muitas risadas,parece que temos as mesmas opiniões..
      Verdade,vamos fazendo as nossas partes e vivendo sempre de bem com a vida!!!
      Final de semana vou te ver hein!hein?
      beijoooooo

  21. Karen said

    Olá! Estou eu aqui, procurando informações e encontrei o seu blog, exatamente neste post, o que me animou muito! Comecei o processo de imigração ano passado, mas ainda não podia enviar a papelada e este ano o governo mudou tudo! Passado o banho de água fria, continuo na luta! Queria saber mais sobre algumas coisas por aí, o dia-a-dia, o mercado de trabalho… coisas que só estando aí pra saber!! Vou deixar meu e-mail e espero poder continuar acompanhando essa estória da vida de vcs que passei horas lendo!

    Abraços!

  22. Luciene said

    Susana. Gostei muito da sua postagem sobre o Canadá. Eu por curiosidade coloquei a pergunta,qual o lado ruim do Canadá?. Exatamente pela insegurança da mudança. Sou Casada,tenho dois filhos. Meu esposo sempre teve o sonho de ir para o Canadá. Mas eu temia pela família e questão de mercado de Trabalho. Sou Intérprete de Libras e meu esposo Militar. Pretendemos ir a Quebec,estamos fazendo um curso de Frances,pela Aliança Francesa. Gostaria de saber o qual o mercado de Trabalho que predomina em Quebec. Ah se tudo der certo,não te esquecerei,não quero me aproximar so por interesse e sim construirmos uma amizade. Por favor me manda informações para meu e-mail!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: