Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

Preparando o processo por Québec II – Parte III

Posted by Jeison em 6 de setembro de 2009


Olá,

Este post é a continuação do Preparando o processo por Québec II – Parte II e falarei da parte da famosa pasta ou dossiê para entrevista.

Neste novo post, pretendo mostrar como fizemos a montagem e de onde pegamos toda a informação para montar a nossa pasta, mas antes, quero e necessito salientar, como fiz no outro post, que processo muda muito, os documentos também e tudo mais, este post foi feito baseado no nosso processo. Por isso, consulte sempre as informações oficiais e atualizadas.
Perfil:

1º Semestre de 2009
Casal com filho
Idades 33, 35 e 2 anos
Profissão que não requer aprovação da ordem profissional (Analista de sistemas TI)

Vamos por partes então:

A pasta, compramos uma tipo fichário mesmo, sem muitas frescuras, com plasticos para colocarmos e organizarmos o que queremos mostrar ao entrevistador.  Veja:

Pasta fechadaNessa pasta colocaremos as informações das pesquisas que fizemos, como mercado de trabalho, moradia, requisitos para exercer a profissão, mapas, etc.Pasta aberta

Resolvemos dividir nossa pasta em partes, para facilitar e organizar melhor. Não há uma regra definida sobre qual pasta utilizar, o que deve conter cada projeto, nem mesmo é um requerimento oficial que se leve a pasta com o projeto, se vocês forem consultar as fontes oficiais, esta pasta não faz parte dos documentos a se levar na entrevista, mas já é uma prática comum entre os entrevistados a montagem desta pasta, e os entrevistadores tem visto com muito bons olhos, já que demonstra preparo e dedicação do candidato, contando com certeza alguns pontos no quesito adaptabilidade. Como não há regra alguma na montagem da pasta, com base em algumas que vimos, e com base nas nossas necessidades, resolvemos montar nosso próprio modelo, e que se servir de ajuda, vamos detalhar como estamos fazendo, já que ainda não está 100% concluido.

Bom, começamos nossa pasta com uma folha com as bandeiras do Canadá e Québec, depois uma pequena contra-capa com as bandeirinhas de fundo.

Em seguida, colocamos uma parte que fala sobre o mercado de trabalho canadense no geral. Esse material, pegamos no próprio site do governo (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca), depois, colocamos mais uma seção, só que falando das profissões para mim, com a lista das profissões em demanda e as profissões que eu poderia exercer, essa seção, basicamente foi alimentada com informações do IMT – information sur le marché du travail (http://imt.emploiquebec.net), listamos as diversas formas de “appellations d’emploi” para cada profissão, colocamos estatísticas e perspectivas. Depois, colocamos mais uma seção, só que voltada para o mercado de trabalho para a Susana, para cada uma dessas seções, fizemos uma folha-capa para só separar cada uma delas.

Depois de fechar a parte geral sobre o mercado de trabalho, começamos falar mais especificamente do nosso destino. Começamos por Montréal, com direito a capa com bandeirinha, é claro !! Colocamos mapas e informações geográficas e estatisticas da cidade, depois uma seção sobre o mercado de trabalho para mim onde novamente, utilizando informações do IMT, mas desta vez, específicas para a cidade de Montréal, coloquei a perspectiva das profissões, média de salários e um relatório, obtido no Travailler au Canada (http://travailleraucanada.gc.ca), que explica tudo que precisa para exercer determinada profissão no Canadá e traz mais estatísticas também. Fiz isso para cada uma das profissões que eu poderia exercer no Canadá. Ai comecei a parte das ofertas de emprego, onde coloquei primeiramente um mapa do google maps, com os flags das principais empresas de TI em Montréal e depois recheei de ofertas de emprego do Jobboom, Monster e do Emploi Québec. Fiz exatamente a mesma sequencia para a Susana. E para fechar Montréal, colocamos ofertas de aluguel nos bairros que achamos interessantes de morar, por recomendação de amigos ou facilidade de acesso ao metrô.

Toda essa sequência de Montréal, foi repetida para Ville de Québec e Gatineau, e depois, para fechar a pasta, colocamos nosso budget e outras informações que não se enquadraram nas seções anteriores.

Imagino que ficou bastante difícil de visualizar, então, resumindo ficou assim:

  • Capa
    • Mercado de trabalho Canadá (geral)
      • Profissões Jeison
      • Profissões Susana
    • Montréal
      • Geografia e informações da Cidade
      • Mercado de trabalho Jeison
      • Ofertas de emprego Jeison
      • Mercado de trabalho Susana
      • Ofertas de emprego Susana
      • Ofertas de aluguel
    • Ville de Québec
      • Geografia e informações da Cidade
      • Mercado de trabalho Jeison
      • Ofertas de emprego Jeison
      • Mercado de trabalho Susana
      • Ofertas de emprego Susana
      • Ofertas de aluguel
    • Gatineau
      • Geografia e informações da Cidade
      • Mercado de trabalho Jeison
      • Ofertas de emprego Jeison
      • Mercado de trabalho Susana
      • Ofertas de emprego Susana
      • Ofertas de aluguel
    • Budget
    • Outras informações

Bom, espero que isto ajude quem está perdido na montagem da pasta, a duas semanas atras, não tinahmos ideia do que colocar na pasta, mas como podem ver, é algo bem simples, que não requer muita habilidade.

Os documentos, compramos duas pastas pequenas sanfonadas, para facilitar achar e pegar os documentos solicitados, uma para mim e outra para a Susana.

Acho que é tudo, conforme formos terminando o projeto, se aparecer mais alguma coisa, eu atualizo o post.

À bientôt

Anúncios

19 Respostas to “Preparando o processo por Québec II – Parte III”

  1. Taty said

    poxa, bem organizado… não esqueça de colocar uma divisória com os documentos….

  2. Thais said

    Oi Jeison e Su,

    Excelente estes posts, vou começar a preencher minha documentaçao baseada nisso.
    Estou torcendo por vcs e após a entrevista vamos sair pra comemorar, tenho certeza que estarao com o CSQ em mãos.

    bjinhos

    Thaís

    • Jeison said

      Nossa, nem me fale, não vejo a hora de comemorar o nosso CSQ, já comemoramos tantos, só mais um Mme. Sylvaine, s’il vous plaît !!!

      Em tres semanas saberemos !!

      QQuer dúvida no preenchimento, se soubermos, ajudaremos com prazer !

      À bientôt

  3. Heloise said

    Nossa…faltam apenas 22 dias p/ entrevista?
    Já???…Como o tempo passa rápido!!
    Boa sorte p/ vcs….estão mais do que preparados, e esse guia que vcs fizerm me ajudará muito, pois temos quase o mesmo perfil.
    Um abraço e boa sorte!

  4. Nossa…faltam apenas 22 dias p/ entrevista?
    Já???…Como o tempo passa rápido!!
    Boa sorte p/ vcs….estão mais do que preparados, e esse guia que vcs fizerm me ajudará muito, pois temos quase o mesmo perfil.
    Um abraço e boa sorte!

  5. Yuki said

    Wow! Bem organizado hein?
    Parece meu marido, hehehe… Ele fez até capinha e índice na nossa época! hahahaha
    Do jeito que vcs estão indo, vai dar tudo certo! Boa sorte na entrevista!
    Qndo vcs vierem passear por Toronto, vamos marcar um café. 🙂
    Bjos

  6. Wanda said

    Susana e Jeison !
    voces sao demais !
    o dossie era um misterio total para mim por que ninguem nunca comentou como o fizeram. Fiz inumeras pequisas e tal.

    Olha eu agradeço muito o que voce fizeram talves nao só por mim, mas para outras pessoas que tenham ou tinham o mesmo “fantasma”.

    Desejo a voces casal muito simpático toda a sorte do mundo.
    O mundo precisa de pessoas boas como voces.
    grande abraço
    Wanda

  7. V.A. said

    Olá,
    Uma dica e uma dúvida:

    – Dica: Não seira legal colocar algum plano “B” de trabalho, ou mesmo mostrar já ter aplicado para alguma vaga daqui do Brasil ?

    – Dúvida: Vi que também tem filho pequeno. De alguma forma tratou em seu dossie de questões relacaionadas à saúde e creche para eles?

    Boa sorte e fiquem tranquilos que tudo vai dar certo…

    • Jeison said

      Olá…

      Valeu pelas dicas, graças a elas colocamos algumas coisas de ultima hora sim, e planos não faltaram, para mim, levei até o plano E !! Acho que exagerei !! kkk

      Abraços.

  8. […] sabe como começar o projeto de imigração, dê uma olhada neste post que eu fiz no ano passado e neste outro post do Jeison de como organizar o seu projeto. CategoriasImigração, Planejamento […]

  9. […] http://leslapins.wordpress.com/2008/03/15/as-pastas/ https://sueje.com/2009/09/06/preparando-o-processo-por-quebec-ii-parte-iii/ […]

  10. […] https://sueje.com/2009/09/06/preparando-o-processo-por-quebec-ii-parte-iii/ […]

  11. Simone Stephanie said

    Olá…acabei de mandar um email pra vcs…tamanho está meu desespero em montar a tal pasta…e as pesquisas….depois de mandar o email achei o post!!!aiai…estou ficando doida já!!

    • Jeison said

      Simone,

      Relaxa, nao é nenhum bixo de sete cabeças nao, e depois o entrevistador nem da muita bola pra isso… Vai relaxada e converse naturalmente, é isso que eles querem de você… A pasta é só pra mostar que você teve interesse e pesquisou um pouco ao menos.

      Abçs e boa sorte
      Jeison Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: