Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

Mises à jour

Posted by Jeison em 6 de junho de 2010


Para não passar a semana em branco:

* Francisação

Fizemos a nossa entrevista de nivelação para a francisação nesta sexta-feira, os métodos aplicados para avaliar à mim e para Susana foram bem diferentes, o que me leva a crer que não há uma regra para isso, mas o importante, é que hoje recebemos um aviso eletrônico que fomos aceitos para a francisação em tempo completo e com bolsa para pelo governo, assim que aparecer uma vaga seremos incritos e convocados, o que deve acontecer quando abrirem as novas turmas de outono no início de agosto. Só nos resta esperar. Outra boa notícia é que perguntei para o rapaz do MICC como proceder caso de irmos pra Québec, e segundo ele, o procedimento é fácil, basta comunicar o MICC e pedir a transferência, não há qualquer problema nisto.

* Permis de Conduire
Essa sexta-feira também, recebi a carteira que me permite fazer o teste prático para obter a permissão de conduzir um veículo de passeio, como já foi dito em outros lugares, esse povo gosta de gastar dinheiro a toa, é um cartão tipo de crédito com foto e tudo mais, pra que tudo isso pra utilizar apenas uma única vez ??? Bom, voilà, eis o cartão.

* HSBC
Chegou também nossos cartões de crédito canadenses, com limite de menos de um terço do que imaginei que chegaria, mas chegou.
Ok, e dai, porque isso é importante. Aqui existe uma coisa chamada score credit/histórico de crédito, neste mundo nada se cria, tudo se copia, e o Alexei usa esse sistema de tradução instantânea no blog dele, e eu acho o máximo e vou começar a implantar por aqui também !!!
Voltando ao histórico de crédito, você precisará dele pra tudo, alugar apartamento, comprar coisas mais caras, solicitar cartão de crédito, financiar, etc… É uma caixa preta a regra que eles usam pra criar este histórico, mas basicamente é assim, a cada conta paga em dia, ele cresce, e a cada inadimplência ele despenca, a cada consulta também se perde alguns pontos, por isso as empresas normalmente perguntam se podem consultar ou não, mas eu não entendo porque perguntar, pois se você disser não, a “transação” que você quer também será negada, donc…
A parte boa dessa notícia, é que só o cartão de crédito conta no score, pagar contas com o cartão de débito não dá ponto nenhum, então só agora estamos começando a montar nosso histórico de crédito para daqui uns dois anos podermos comprar nossa casa. Diferentemento do cartão brasileiro, este não faz nenhuma menção à ser PREMIER ou não, mas acho que são, espero… E tem esse sistema pay pass, que funciona como um bilhete único pro pessoal de SP, você só aproxima o cartão da leitora na hora de pagar e a transação acontece totalmente touch less/sem contato, só por aproximação mesmo…  bem legal

* Dia-a-dia

Bom, ainda estamos indecisos quanto a ir pra Québec, mas a questão de que lá estaremos perto dos amigos, que o pouco inglês que temos pode ser um diferencial e não uma obrigação na hora de conseguir um emprego, e que estaremos num ambiente 100% francofono e não bilingue como é Montréal, me incentivam a querer ir pra lá, passar ao menos um ano, ficar fera mesmo no francês e depois decidir o que quero, me dedicar mais ao inglês, etc, etc, etc.

Bom, é isso…  Fizemos também uma visitinha a Ottawa, mas isso é pro próximo post, abraços a todos e até breve…

Anúncios

2 Respostas to “Mises à jour”

  1. Vivi e Ale said

    Parabéns pelas conquistas de vocês!!! Estamos aqui no Brasil torcendo para que tudo dê certo nesse recomeço… Apesar de nunca ter postado nada, desde que começamos a nos interessar pelo processo do Canadá acompanhamos o Blog de vocês, que é sempre muito instrutivo… Bom, na verdade esse comentário não tem muito a ver com o post não, é mais pra agradecer mesmo pelo passo a passo que vocês fizeram para preenchermos o DCS… Teríamos demorado muito mais tempo se não tivéssemos a ajuda de vocês!!!! Ainda não enviamos, porque falta dar mais uma revisada, mas não poderíamos deixar de agradecer!!!

    Abraço!

    • Jeison said

      Opa Vivi e Ale,

      Imagine, estamos todos neste barco, e o melhor e nos ajudarmos mutuamente.

      Boa sorte com o processo de voces, e tenho certeza que logo logo estarao por aqui tambem

      Abracos Jeison

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: