Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

Québec, uma nação

Posted by Jeison em 24 de junho de 2010


Engraçado como algumas coisas só começam a fazer sentido aqui…

Na época que eu estava estudando francês, achava muito estranho o jeito que o Québec província se referia a algumas coisas, como por exemplo chamar a sua capital, que é a cidade de Québec de capital nacional, ou a festa de Saint Jean de festa nacional, entre outras coisas.
Pensava eu, que povo mais metido a besta, que nacional o que !!! Ottawa capital do Canadá que é a capital nacional !!! E sempre achei que isso era obra destes separatistas radicais…

Esses dias, descobri uma palestra que foi ministrada pela Catherine Potvin, que é a proprietária da École Québec, onde estudamos francês, a palestra se chama “Canadá, um país e duas nações”, e é uma grande aula de história sobre o Canadá, e eu não sei porque quando ainda estávamos no Brasil, mas com a cabeça só na entrevista, CSQ e tudo mais, não conseguimos ou pelo menos não consegui captar todo este espírito da nação Québec.

Audio da Palestra: Canadá, um país, duas nações

Ouvindo a palestra, senti muito mais forte o que isso significa, e entendi também que agora eles tem o direito de dizer capital nacional, pois o governo federal já reconhece o Québec como uma nação distinta dentro do Canadá, o que é muito legal, apesar de na prática isso não mudar nada, mas muda muita coisa no sentimento do povo quebecois, que sofreu muito na mão dos ingleses.

Hoje, é o dia de Saint-Jean, e tenho escutado e sentido bastante este orgulho do povo de ser reconhecido como nação, da vontade de preservar o idioma francês bem como sua cultura, mesmo aqui em Montréal, que já está bastante anglofona este sentimento é bem nítido. Só assistir o show da fête nationale que você verá isto !!

Bom, depois de ouvir o audio da palestra e deixar de ser tão ignorante, nunca mais acharei estranho ao ouvir capital nacional referindo-se a cidade de Québec, vou achar muito correto e que é bem merecido !!

Abraço a todos.

Anúncios

3 Respostas to “Québec, uma nação”

  1. Nossa, que palestra ótima.Obrigada por ter postado! 😉

  2. Rodrigo said

    Você pode enviar uma cópia de partes do seu projeto para ter uma idéia do que devo fazer?

    Desde já agradeço

    Rodrigo e Ruth

  3. Thiago Ocampo said

    Olá! Leio sempre o blog de vcs e acho sensacional. Escrevo pq coincidentemente tbm ouvi essa palestra esta semana q já criei um respeito pela forma como o povo québecois se refere a sua terra e o seu orgulho de ser “diferente”. É um tanto estranho mas só estando aí para sentir melhor o q isso significa.
    Um forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: