Québec, uma nação
Posted by Jeison em 24 de junho de 2010
Engraçado como algumas coisas só começam a fazer sentido aqui…
Na época que eu estava estudando francês, achava muito estranho o jeito que o Québec província se referia a algumas coisas, como por exemplo chamar a sua capital, que é a cidade de Québec de capital nacional, ou a festa de Saint Jean de festa nacional, entre outras coisas.
Pensava eu, que povo mais metido a besta, que nacional o que !!! Ottawa capital do Canadá que é a capital nacional !!! E sempre achei que isso era obra destes separatistas radicais…
Esses dias, descobri uma palestra que foi ministrada pela Catherine Potvin, que é a proprietária da École Québec, onde estudamos francês, a palestra se chama “Canadá, um país e duas nações”, e é uma grande aula de história sobre o Canadá, e eu não sei porque quando ainda estávamos no Brasil, mas com a cabeça só na entrevista, CSQ e tudo mais, não conseguimos ou pelo menos não consegui captar todo este espírito da nação Québec.
Audio da Palestra: Canadá, um país, duas nações
Ouvindo a palestra, senti muito mais forte o que isso significa, e entendi também que agora eles tem o direito de dizer capital nacional, pois o governo federal já reconhece o Québec como uma nação distinta dentro do Canadá, o que é muito legal, apesar de na prática isso não mudar nada, mas muda muita coisa no sentimento do povo quebecois, que sofreu muito na mão dos ingleses.
Hoje, é o dia de Saint-Jean, e tenho escutado e sentido bastante este orgulho do povo de ser reconhecido como nação, da vontade de preservar o idioma francês bem como sua cultura, mesmo aqui em Montréal, que já está bastante anglofona este sentimento é bem nítido. Só assistir o show da fête nationale que você verá isto !!
Bom, depois de ouvir o audio da palestra e deixar de ser tão ignorante, nunca mais acharei estranho ao ouvir capital nacional referindo-se a cidade de Québec, vou achar muito correto e que é bem merecido !!
Abraço a todos.
Nadja Pereira said
Nossa, que palestra ótima.Obrigada por ter postado! 😉
Rodrigo said
Você pode enviar uma cópia de partes do seu projeto para ter uma idéia do que devo fazer?
Desde já agradeço
Rodrigo e Ruth
Thiago Ocampo said
Olá! Leio sempre o blog de vcs e acho sensacional. Escrevo pq coincidentemente tbm ouvi essa palestra esta semana q já criei um respeito pela forma como o povo québecois se refere a sua terra e o seu orgulho de ser “diferente”. É um tanto estranho mas só estando aí para sentir melhor o q isso significa.
Um forte abraço!