Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

La décision a été prise!

Posted by Jeison em 5 de agosto de 2009


Bon jour mes amis…

Sim,
Como diz o título deste post “A decisão foi feita”. Optamos pela entrevista e comuniquei o BIQ hoje a tarde sobre isso, estamos aguardando uma confirmação de que receberam nossa decisão.

Porque entrevista?

Bom, acho que a razão mais forte para essa escolha, é o fato de que durante a entrevista, é muito mais fácil de entender e se fazer entender do que numa avaliação fria. Você pode pedir para repetir, falar mais devagar, mais claro, pode se explicar de mil maneiras diferentes, etc… A coisa fica mais dinâmica.
As outras razões, poderiam ser, custo, pois se passarmos pela entrevista já economizaremos 180 euros referente às duas avaliações (minha e da Susana). A entrevista, será no final de Setembro (provavélmente) e a prova (TCFQ) é só no final de Outubro, quase um mês antes, e se tudo der certo, já podemos dar entrada logo no federal e ir ainda em 2010 durante o verão canadense. Um outro fator, é que todos que estão passando pela entrevista estão sendo aprovados e elogiando muito a entrevistadora, que tem se mostrado muito gentil e paciente.
Ou seja, tá tudo a favor da entrevista, e se por algum azar da vida, ficarmos em recuperação por causa do Francês, ainda teremos 1 mês pra rachar de estudar e prestar o TCF para pegar o CSQ.

É isso, um post curtinho, mas só para atualizar um pouco !!!

Abraços a todos, obrigado pelo enorme carinho e apoio…
Assim que tiver novas, eu volto aqui para contar !!!

À bientôt mes amis !!!
Bonne chance pour tout nous !!!
Bonne journée !!!

Anúncios

6 Respostas to “La décision a été prise!”

  1. Heloise said

    Parabéns pela escolha!
    Com certeza a entrevista é uma boa…boa sorte!
    À bientôt

  2. John Doe said

    Oi Jason, tudo bem?

    Eu acabei de ler todo o seu blog, gostaria de dar algumas dicas para a entrevista, baseada na minha experiência pessoal (eu fiz a entrevista há cerca de 6 semanas, então está tudo ainda fresco na minha mente). 🙂

    Quanto à experiência profissional como PJ, você não precisa das cartas de recomendação dos seus contratantes, mas elas serão úteis uma vez estando lá (desde que estejam em francês ou inglês, ou ainda você traduza ou peça para alguém traduzir para você). No meu caso, o que eu fiz foi colocar todos os contratos e distratos que eu tinha com os meus clientes e minhas declarações de Imposto de Renda dos últimos 5 anos (com os respectivos comprovantes de envio). Quem me recomendou fazer isso foi a própria Soraia, na segunda palestra que eu participei. Se você não tem a declaração em mãos, você pode pegar os arquivos salvos, baixar a versão correspondente ao ano e imprimir novamente. Hoje eu tenho os arquivos em .pdf, mas da primeira vez que eu precisei, tive que fazer isso.

    Quanto à entrevista, eu acabei fazendo os dois (a entrevista e a prova) e foi uma bobagem. A entrevista é bem mais sossegada do que a prova, além de que esta não custa barato. Faça a famosa “pasta”, organize seus pensamentos, faça a preparação e o simulado com a Catherine e não tem como dar errado. Se der tempo, aproveite para adiantar os preparativos do Federal e tentar dar seguimento ao processo o mais rápido possível. Eu vou tentar postar algumas dicas de como fazer a pasta no blog, mas adianto que você deveria guardar as vagas que recebe do Monster que batem com seu perfil profissional para mostrar para o entrevistador que existe demanda por sua profissão e que você tem boas qualificações. Você deveria tentar também o Workopolis e o Jobboom, funcionaram bem para mim.

    Um abraço

    • Jeison said

      Olá,

      Então, eu iria fazer isto, mas eu não tenho contrato (tenho um mais antigo, mas era só de 3 meses), por isso que optei por levar as notas fiscais, documentos da empresa e carta de recomendação. As declarações de IR, é uma bagunça, pois a contadora que fez, e desse ano eu tenho, mas do ano passado pra traz só tenho o de pessoa física, não tinha o de PJ ainda… Sou PJ somente a dois anos e meio. Vou levar, mas só vou mostrar se ela pedir especificamente o IR, mas espero que ela se contente com os outros comprovantes, mais fáceis de explicar.

      Minha idéia é realmente, tudo dando certo, abrir o federal no mesmo dia, estou na torcida, a Catherine volta pro Brasil agora entre o dia 15 e 20 de Agosto, e já vou agendar com ela as aulas extras e simulados. Hoje me dediquei a separar as vagas do Monster e coloca-las no Google Maps, pra me localizar melhor e levar o mapa com as “taxinhas virtuais” no dia para justificar as minhas escolhas de local.
      Sou cadastrado no Jobboom e no Workpolis, mas achei-os um pouco pior que o Monster !

      Nossa, vou adorar essas dicas, e vou te pentelhar um pouco também na ajuda para montar a pasta !!

      Abraços et
      Merci beaucoup !!
      À bientôt

  3. Leandro said

    Fala meu velho, é isso ai, decisao tomada e agora vamos que vamos.
    Estamos no mesmo barco, faco a entrevista uma semana antes….
    Ate amanha na Ecole.
    Abcs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: