Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

Ma première entrevue d’emploi

Posted by Jeison em 5 de maio de 2010


Pois é, não leram errado não, hoje aconteceu a minha primeira experiência em uma entrevista de emprego por estes lados…

Tudo começou ainda no Brasil, quando uma pessoa da empresa ABACUS Resources Humaines mandou uma mensagem no grupo do yahoo “Canada Immigration Brazil” solicitando que pessoas que estavam prestes a chegar em Montréal entrassem em contato com ele. Bom, assim eu fiz, depois ele solicitou meu C.V. e disse para informa-lo assim que eu chegasse por aqui. Na semana passada eu mandei um e-mail com meus telefones daqui, e para minha surpresa, ontem o telefone tocou e um rapaz falando em inglês procurava pelo Mr Jeison. Oh !!!  That’s me !!! No decorrer da conversa, ele perguntou se eu gostaria de passar por uma pré entrevista com ele afim de me avaliar e falarmos um pouco sobre meus planos de carreira aqui. Aceitei, é claro, e perguntei qual seria o melhor dia para ele, e ficou marcado de eu ir ao escritório dele hoje por volta das 9:30, ai teve uma outra pergunta, que não me lembro exatamente qual agora, mas que ao invés de eu responder “Yes”, eu disse “Oui”, foi quando ele solta em francês, você fala francês !!! Então vamos falar em francês, e assim foi o resto da conversa…

Hoje acordei mais cedo, passei uma camisa social, e lá fui eu para o escritório dele, que fica na Place D’Armes, aqui no que eu chamo de centro. Ele ocupa uma sala em um andar do prédio, que tem uma secretária que é compartilhada com outros escritórios no mesmo andar. Bem prático para escritórios pequenos.

A conversa foi bem tranquila, é um rapaz novo até, me recebeu em inglês, mas logo perguntou em qual idioma eu preferia me comunicar e eu optei pelo francês, apesar de ter mais vocabulário em inglês, o francês está mais “fresco” na minha cabeça. Na sala dele, me deu as boas vindas à Montréal, e perguntou sobre minha experiência nas empresas anteriores, perguntou porque eu sai das ultimas empresas, disse que meu curriculum estava em um bom formato, mas mesmo assim me sugeriu umas duas alterações. Disse para eu nem pensar em trabalhar com outra coisa fora da minha área, pois eu não precisaria, que minha experiência é suficiente para trabalhar como desenvolvedor pleno, e em pouco tempo passar para senior ou fazer apenas analises. Falou também que meu francês é bom, e que eu devo continuar estudando inglês, pois o mercado de trabalho precisa muito de profissionais que falem os dois idiomas, aqui tem muito profissional que fala inglês ou francês, mas é mais raro os bilingues. Perguntou também se eu já estava disponível para começar a participar de processos de seleção, mas eu disse que seria melhor apenas no próximo mês, pois ainda estou correndo atrás de muitas coisas, documentos, aluguel, etc…  Mas ele disse que iria me mandar algumas vagas para eu analisar.

Perguntei como a empresa dele trabalhava, pois sei que existem empresas de recolocação que cobram um valor ou percentual do salário do candidato. Mas a Abacus é uma empresa de RH, onde a empresa que busca o profissional que paga pelo serviço dele, eu não tenho que pagar nada e nem me comprometer com nada. Muito bom pra mim !!! hehehe…

Perguntei também como anda o mercado, e ele disse que minha área de atuação está bem aquecida. Eu tinha ideia de vir para cá e começar com um salário de 35 mil por ano, mas ele me disse pra esquecer isso, que eu devo ter como mínimo algo em torno de 45 a 55 por ano.

Imaginem como sai de lá, todo empolgado, hehehe…

Agora mais do que nunca, como tudo indica que em breve começarei a trabalhar, eu tenho que correr atrás do resto dos documentos, procurar garderie pra pequena e um apê pra alugar, além de curtir a cidade e descobrir coisas legais pra fazer, pois estamos ficando muito em casa !!

Bom, é isso…

Agora vou atualizar meu CV mandar pra ele e curtir o resto da tarde, que está linda aqui.

Abraços a todos.

Anúncios

29 Respostas to “Ma première entrevue d’emploi”

  1. Juliana von Kruger Toledo said

    Olá Jeison,
    Que ótima notícia!
    Meu marido e eu estamos chegando em Montreal em 29 de julho.
    Você poderia por favor me passar mais informações sobre este grupo do Yahoo Groups para que nós possamos nos cadastrar por aqui?
    Obrigada e boa sorte por aí!
    Juliana

  2. Que bom, Jeison. Espero que consiga logo um bom emprego. =)

  3. Joemir said

    Que noticia boa, vai ver que em breve vai estar muito bem empregado e fazendo o que gosta…vc merece, depois de todo o esforço vem a recompensa.
    Parabens!!!!

  4. Que noticia bacana! Fico aqui na torida para arranjar um emprego logo! E que consiga achar a garderie e o ape logo para ficar livre para as ofertas de trampo!

    Parabens!

    Sabrina

    • Jeison said

      Ola Sabrina et Henry…

      Merci beaucoup. Nos tambem queremos que tudo se resolva logo, mas tudo indica que estamos no caminho certo.

      Vi que chegaram a pouco também… Podemos marcar um café qquer dia destes…

      Abcs

  5. Jhon said

    Opa! Que legal, já vai pegando a prática. Muito bom ouvir que o francês está bom, né?

    Boa sorte aí!

  6. Oi Jeison e Su, entao… eu tb nao consegui transferir o meu, (so o Henry conseguiu transferir, ele ja esta aqui ha mais de 2 anos) na verdade vc tem que estar residindo ha no minimo 3 meses no novo domicilio, como chegamos ha pouco tempo teremos mesmo e que justificar o voto este ano!

    Mas acredito que depois das eleicoes eles abrem novamente para podermos fazer a tranferencia para ca, ai ficamos obrigados a votar somente de 4 em 4 anos, quando tem as eleicoes para Presidente…. caso a gente nao faca a tranferencia teremos que justificar em todas as eleicoes do Brasil.

  7. Ah me esqueci, podemos sim marcar alguma coisa qq dia!!!! =)

  8. Patitando said

    Oi Jeison, que notícia legal! Espero que dê tudo certo e o primeiro emprego chegue rapidinho! Parabéns e muito sucesso para vocês 🙂

  9. La Rocque e Silvia said

    Jeison,

    Que legal!!! Parabéns pelas oportunidades de emprego que começaram a bater à sua porta bem cedo!

    Abraço,
    La Rocque e Silvia.

    • Jeison said

      Pois eh La Rocque,

      Mas este contato estou com ele desde o Brasil, jah faz uns 6 meses que trocamos o primeiro e-mail. Vale a pena ir batalhando antes de vir pra ca sim. Mas hoje vou fazer uns contatos novos, depois eu posto.

      Abcs

  10. Felipe said

    Sensacional Jeison! Parabéns!
    Pode ter certeza que você empolgou outros analistas .NET por aqui também, e me incluo nessa… hehehehe

    Valeu demais pelo post!
    Abraços,
    Felipe

    • Jeison said

      Opa Felipe, pois eh, pelo que o cara falou, eh pra se empolgar mesmo, mas vamos esperar acontecer, ai vou postando, vamos ver se o mercado estah tao aquecido assim…

      Abcs.

  11. Papa & Mama said

    Bah!!!!Très legal!Puxa….não esperava que fosse acontecer tão logo….Não deu tempo nem de enjoar de ficar em casa jiboiando. Ficamos muito felizes com esta notícia,filho. E…pelo jeito….você já se comunica bem na língua pátria daí. Très bien!!!

    Parabéns….beijos…..bisous….

    • Jeison said

      Pois eh familia…

      Mas vamos ver como se desenrola, ainda nao aconteceu nada, eh soh uma agencia de RH. Hoje tenho um happy hour com mais pessoas da area onde pode acontecer mais contatos… vamos ver.

      Bjos.

  12. Gustavo said

    Que grande notícia Jeison! Conseguir um contato bom em tão poucos dias realmente é algo a se comemorar. Tenho que certeza que logo estará empregado e podendo curtir o novo país com tranquilidade.
    Parabéns brother.

    ps.: me animou a entrar em contato com a abacus também. 😉

    ps2.: ele mencionou algo sobre o mercado de Java e/ou Ruby on Rails?

    • Jeison said

      Fala mister !!!

      Então, entra no site e preenche o cadastro, é bem tranquilo… Eu recomendo. Ele não mencionou porque eu não perguntei, mas imagino que deve estar bom também, se quiser, posso te passar o e-mail dele pra você tentar ver como anda e já se agendar uma entrevista.

      Abçs

  13. Taty said

    Nossa, que maravilha….

    muito bom…. TI é sussa mesmo… impressionante a quantidade de vagas e oportunidades….

    mil beijos e parabéns!!!

    Taty

  14. Gabriel e Ste said

    aê, Jeison!
    não falei pra vc sobre o salário? ahaha
    TI é isso aí! 😉
    será que esses caras atuam em Québec tb?
    abração e muito boa sorte!

    • Jeison said

      Fala doutor !!!

      Pois é, não é pra se animar !!

      Não sei se tem em Québec, pelo menos ele não me ofereceu nada lá, mas não custa sondar… Se eu descobrir algo, eu te mando…

      Abçs

  15. oi jeison, que notícia ótima! trabalho não será problema pra vc!! maravilha. parabéns e sucesso – bom final de semana aí! elen=0)

  16. Jorge said

    Jeison e a quem mais interessar,

    Eu trabalho na HP aqui no Brasil, e consegui minha transferência para a HP Canadá em Montreal. Tb sou de TI. A HP no Canadá é muito forte na parte de serviços de tecnologia e desenvolvimento, então recomendo a vc, que é da área de desenvolvimento, que pesquise tb as vagas no site jobs.hp.com da HP. Por uma exigência da auditoria interna da HP todas as vagas devem ser publicadas no site. Se alguma vaga te interessar pode aplicar, depois me passa o código da vaga, e eu tento ver se consigo fazer uma indicação (ainda conheço pouca gente da HP Canadá). Pode entrar diariamente pois a HP está crescendo mais então sempre tem vagas novas.

    Bonne Chance!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: