Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

Permis de Conduire – SAAQ – Parte I

Posted by Jeison em 27 de maio de 2010


Pessoal, como muito de vocês já devem saber, aqui no Canadá, podemos dirigir com nossa CNH somente por 90 dias, e recentemente não sei a data certa, mas a carteira internacional de habilitação não está mais sendo aceita por aqui.

Então, para quem pensa em continuar dirigindo por aqui, é essencial que faça a troca da carteira brazileira pela canadense. Na provincia do Québec, quem faz isto é a SAAQ (Société de l”assurance automobile du Québec), que é como se fosse o nosso Detran.

O primeiro passo, é entrar no site da SAAQ, e procurar o telefone da unidade mais próxima de você, isso pode ser feita neste LINK do próprio site da SAAQ.

Depois, basta ligar lá, e marcar um rendez-vous para échange de permis de conduire, que no nosso caso, conseguimos um em 10 dias, a pessoa coleta algumas informações suas e te dá a data mais próxima.

Nos fomos para a unidade de Henri-Bourassa, e lá chegando, descobri que o horário do rendez-vous é um mero referencial, pois é por ordem de chegada com senha que pega na entrada.

Depois de esperar uns 30 minutos, fui chamado para uma das mesas, onde o rapaz perguntou o que eu queria fazer, solicitou documentos como CSQ, CRP, comp. endereço, Passaporte, CNH, e a equivalência ou a tradução da CNH.

Me informou que minha carteira brazuca era para carro e moto, mas que eles iriam considerar somente a de carro, que para moto eu deveria começar do zero, e me perguntou se eu queria fazer a prova teórica neste mesmo dia, eu disse que sim, tive que pagar a taxa de CAD$ 10.00 na hora, que pode ser paga com dinheiro, débito ou crédito, e depois me encaminhou para o exame de vista, que é ridículo, imaginem um losango, e dentro dele, 4 tabuleiros de xadrez, um deles tem os quadriculados um pouco mais largos que os outros tres, e ele só te pergunta, está pra cima, pra esquerda, pra direita ou pra baixo, e vai diminuindo a imagem, eu uso óculos, mas fiz o exame sem, pois não queria que saísse a obrigatoriedade de uso na carteira, frescura, mas achei melhor assim, eu acertei até o nível 5, o sexto desenho eu já não estava mais vendo nada, ainda bem que depois que respondi a direção, ele me parabeniza e diz que está ótimo, ufa !!! na marca !!!

Exame de vista realizado, sou encaminhado para tirar uma foto, colhem a minha assinatura e depois vou para a sala de exames, onde sou posicionado em um computador, que dá até medo, acho que nem os Flinstones usavam algo tão arcaico, bom, tem 5 botões (A, B, C, D e confirma) e uma tela. Pode usar dicionário se você quiser e não tem tempo limite pra fazer a prova, então eu aconselho, façam com calma, e leiam bem a questão e as respostas, ficou na divida, dicionário. Algumas perguntas são sobre estatísticas de mortes no transito por exemplo, que claro, eu errei, mas a maioria é sobre legislação e do tipo:
Tem um pedestre atravessando a rua:
a) você acelera, buzina e passa na frente dele.
b) você só para se existir um farol de pedestre e estiver verde para ele.
c) você para mesmo se não existir um farol de pedestre.
d) você diminui a velocidade e buzina pra chamar a atenção do pedestre.

Claro que é a C, então, lendo com calma, dá pra passar tranquilamente. Recomendo também, fazer alguns simulados do CD AUTOREUSSITE, que as questões são quase idênticas, então eu dei uma boa treinada com ele, (utilizem a opção exame global)

O exame é dividido em 3 partes: placas, segurança e legislação, sendo 16, 16 e 32 questões respectivamente, e você pode errar no máximo 4, 4 e 8, e para cada questão respondida, o computador avisa se você errou.

Assim que acaba o teste, você volta no balcão, recebe as felicitações, afinal, você reussi, e recebe um papel dizendo que foi aprovado nos 4 exames (vista, placas, segurança e legislação) e já pode marcar o exame prático.

Em um último balcão, a menina confere o seu endereço, te dá um recibo, e diz que vai receber em sua casa alguma coisa em 5 dias, eu não entendi bem, mas acho que é uma carteirinha que te permite fazer a prova prática, só esperando pra saber.

Bom, é isso, quando eu fizer a prova prática eu conto como é.

Abraços

Anúncios

3 Respostas to “Permis de Conduire – SAAQ – Parte I”

  1. La Rocque e Silvia said

    Oi Jeison,

    Que legal estar tudo caminhando com os documentos necessários ‘de sobrevivência’, ainda mais quem tem filho(a), faz muita diferença um carro por perto!

    Um grande abraço,

    La Rocque e Silvia.

  2. Lucas said

    Otimo post Jeison! Eu e Natália não deixamos de acompanhar suas aventuras. Obrigado pelas explicações de cada passo que você dá aí em Montreal,. Estamos na torcida aqui e anotando tudo para fazermos quando chegarmos!

    Abraços,

    Lucas.

  3. Ricardo said

    E ai Jeison,

    Cara então, você vai receber sim a carteirinha com seus dados para cada vez que precisar ir até a SAAQ, mas você já pode marcar o teste de volante, poderia ter feito isso lá mesmo, no caso agora você pode verificar no site da SAAQ nos vários locais próximos uma data para realizar o teste, de repente dá uma sorte e consegue rapidinho, blz?

    Grande abraço

    Ricardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: