Su & Je

As aventuras de uma família de imigrantes vivendo no Canadá

Mudança – II

Posted by Jeison em 25 de julho de 2011


(*) Este texto segue o padrão do Alexei de auto tradução. (Palavras em azul são tão comuns que aqui acabamos as incorporando na nossa fala, mesmo em português!)

Bom,

Como os mais próximos já sabem, nossas expectativas se confirmaram e vamos realmente nos mudar agora, mais precisamente entre esta sexta e sábado. (Não, não vamos passar a noite fazendo mudança, mas para não fazermos tudo corrido vamos provavelmente mudar algumas coisas na sexta final da tarde e o resto no sábado pela manhã).

Origem / Novo destino

Estamos saindo de uma região chamada «Point de Sainte-Foy» e vamos nos mudar para outra que se chama «Beauport». Ambas fazem parte da cidade de Québec, mas ficam em extremidades opostas (ver mapa).

Porque lá e não aqui: Bom, achar apartamento “bom” aqui é um garimpo, tem que ficar correndo atras de anúncios, fazendo visitas, e tem que dar resposta quase que imediata, pois as coisas acontecem rápido, enquanto você vai pensar, vem outro e fecha o negocio. Bom, inicialmente iríamos ficar na região de Sainte-Foy mesmo, mas todos os apartamentos que fomos ver que tinham preços que podíamos colocar em nosso orçamento eram muito velhos ou mal cuidados. Os que achávamos bons, o aluguel já era para mais de mil, mil e duzentos dólares por mês, caro de mais para nossa atual condição. Soubemos então de um casal de brasileiros que tinham acabado de comprar um imóvel e iriam liberar um apartamento (que já conhecíamos de um encontro que teve na casa deles) e decidimos ir lá conferir. O apartamento é novo (2009) e todo (entenda-se: piso e teto) em concreto/beton e é bem perto do meu trabalho. No mesmo dia, fomos ver um em Ste-Foy(*) mesmo, bem espaçoso, mas a Susana preferiu ficar com este de Beauport, afinal, ela não pretende sair mais tanto de casa nos próximos 12 meses por causa do novo bebê, e ficará mais fácil para chegarmos na creche/garderie da Rebecca e no meu trabalho.

Obs.: Ste é abreviação de Sainte que é o feminino de Saint (sem o «e» no final) que tem como abreviação «St» que é São, Santo. Então morávamos no bairro que São Foy, seja lá o que Foy signifique !!!  kkk

Estamos bem ansiosos com a mudança. O apartamento é um 4 1/2 grande, que quer dizer quatro cômodos mais um meio que é o banheiro. Sala, cozinha, dois quartos e banheiro, tudo bem novinho, muitos armários e ainda temos direito a um cabanon/barracão para guardar algumas bagunças. Esse barracão é bem comum por aqui, ele substitui o espaço de remise/locker/cave/quartinho que nos prédios costumam ficar na garagem no sub-solo (Algo parecido com essa imagem do link.). O apartamento não chega a ser um demi sous-sol/meio sub-solo, onde tem janelas bem estreitas e em pouca quantidade, ele na verdade está abaixo do nivel do chão, mas muito pouco 1/3, então as janelas são de tamanho normal, temos muitas janelas, e inclusive uma janela no banheiro, o que é uma raridade por aqui !!  Postarei fotos semana que vem !!

Mudança por aqui é uma aventura a parte, uma boa parta das pessoas fazem a mudança elas mesmas, nada de contratar empresas, etc etc… Tem quem contrate, não são poucos, mas acho que a auto-mudança é mais comum !
Nós faremos parte da parcela que mudará por conta e risco próprios.
Nessa turma, tem os que colocam tudo no porta-malas do carro (se tiver um carrão, no sentido de tamanho mesmo), tem os que colocam tudo no reboque, tem os que alugam um trailler que parece um caminhãozinho fechado de tão grandes, e tem os que como eu, alugam realmente um caminhão para o grande dia !
No site da empresa que alugamos o caminhão diz que não precisamos ter nenhuma carteira de habilitação especial para conduzir caminhões, pois os caminhões de aluguel não são considerados veiculos comerciais !!! Vai entender essas leis daqui !!! Enfim, é bem legal mudar, alugamos nosso belo caminhão (detalhe: à gasolina, 6 cilindros com cambio automático, bebe mais que nosso famoso ex-presidente !!!), alugamos também um carrinho para carregar os eletrodomésticos, e depois temos que intimar os amigos que serão nossos ajudantes de mudança simplesmente jogando na cara deles que nós já ajudamos na mudança deles e oferecendo nada mais que um pouco de cerveja quente após todo árduo esforço, afinal, a geladeira foi desligada na noite anterior !!! huahuahau

Brincadeiras a parte, é um momento bem legal, onde encontramos os amigos, fazemos brincadeiras, quebramos alguns móveis para termos desculpa para comprarmos outros novos e passamos um belo sábado cansativo, mas ao mesmo tempo bem agradável.

Coisas importantes para se lembrar quando for mudar:

  • Reserva do caminhão foi confirmada ?
  • Alterou seu endereço em todos os serviços públicos, cartões, bancos, etc ??
  • Alterou sua apólice do seguro habitação ?
  • Pegou as chaves do novo apartamento ?
  • Contratou o serviço dos correios de troca de endereço ou avisou o novo inquilino para guardar suas correspondências ?
  • Tem caixas e fitas suficiente para embalar tudo que precisa ?
  • Lembrou de marcar o que tem e para qual cômodo vai cada caixa ?
  • Não comprar nada de geladeira nos 15 dias que antecedem a mudança (exceto o essencial);
  • Desligar a geladeira na noite anterior, se possível !

Faremos goiabinhas (beliscões) para nossos amigos Mariane e Richard para compensarmos um pequeno incidente do final de semana (joguei um freesbie à 20 metros de altura e caiu direto na cabeça dela!!!) que serão servidas no sábado para todos os presentes na mudança, então caso a mudança em si não os tenham animado a comparecer, usaremos as goiabinhas como forma de pressionarmos os amigos indecisos, mas terão que fazer força para ter direito à comer !!! Ok, exceto as meninas !!

Bom, abraços e desde já agradeço os que vão nos ajudar !!! Semana que vem falo mais de nossa aventura !!

Anúncios

5 Respostas to “Mudança – II”

  1. Wanda said

    Jeison e Susana,

    primeiro prabens pelo bebe que esta a caminho !

    e segundo que legal a mudanca ! pena eu ainda nao estar por ai para ajudar, faria com o maior prazer, afinal ja to craque em fazer mudancas srsrs
    grande abracos para todos,
    Wanda

  2. Mariane said

    É Jeison…. após o grave incidente provocado pela sua grande habilidade nos esportes, eu tenho direito a goiabinhas até o final da minha vida…kkkkk, tô até hoje com dor no pescoço, até porque tive a cabeça quase decepada pelo seu freesbie assassino!! Então, no fim de semana estaremos lá, firmes e fortes na mudança! Irei pessoalmente cobrar a minha indenização por danos físicos e morais sofridos, ok?! Capricha nas goiabinhas!! bjooo

  3. drezazinha said

    Olá Jeison,

    Infelizmente não estaremos ainda no Québec esse fds para poder ajudar na mudança!!!! Apenas dia 13 de agosto, abraços e boa sorte!!

    Tiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: